17.7.08

Procurar e destruir

Soldados vasculham os arredores de Engenhão para cumprir a ordem do comando: procurar e destruir
.
Não foi propriamente uma tentativa de invasão. Os iptagingas não têm um exército capaz de tentar forçar um ataque aberto à fortificada cidade de Engenhão. Sua estratégia era infiltrar seus soldados e causar focos de tumulto e tensão, numa guerra de guerrilhas. Ciente disso, o Marechal de Campo Nei Franco deu uma ordem simples e direta: procurar e destruir. Identificar o inimigo e não dar chances a ele.

E os soldados foram ao front determinados a cumprir as ordens. Demoraram cerca de sete minutos para encontrar o primeiro foco de guerrilheiros. A Companhia ZC, usando pesada artilharia tratou de esmagá-los. A operação de procura de destruição seguiu. Não muito tempo depois, os Blindados WP encontraram mais um foco inimigo e um ataque rápido e preciso bastou. Os blindados WP voltam a ser determinantes para o exército republicano.


O Cabo Thiaguinho passa as coordenadas...

Após um tempo de buscas infrutíferas (o Capitão Túlio e o Coronel Lucio Flavio seguiram rastros procurando o inimigo, mas que eram alarme falso), quem se tornou protagonista foi o Cabo Thiaguinho. Tal qual um cão sabujo, o Cabo encontrava os inimigos e os apontava, passando por rádio as coordenadas para o Grupamento de Caças JH, que só tinha o trabalho de sobrevoar a área e lançar suas bombas, massacrando o inimigo.

...e o Grupamento de Caças JH parte para o ataque fatal

Foram quatro investidas precisas, que esmagaram o inimigo, cortando toda sua fraca linha de comunicação e suprimento. Com a batalha decidida, veio uma nova ordem do Estado Maior: poupar munição e evitar baixas. E assim se seguiu, até a retirada total dos ipatingas.

A operação de procurar e destruir foi um sucesso. O novo Marechal de Campo deu nova vida ao exército e esperança aos gloriosos. Que siga sempre bem. A crise da escassez de pontos ainda existe, mas já há perspectivas de melhoras. Que toda nossa República do Botafogo volte a trilhar o caminho do sucesso e do progresso.

Avante gloriosos! O triunfo há de ser nosso!

3 comentários:

Rodrigo Federman disse...

É, Danilo!
Os bons ventos começaram a soprar a nossa favor!

Abs e SA!!!

DRP disse...

E que assim seja daqui pra frente, Rodrigo!

Anônimo disse...

bela redação. já dá pra passar na estácio
ashdoiashdiasd