13.7.08

O roteiro de sempre, protagonistas invertidos

Tropas gloriosas desembarcam no litoral peixe: lamentavelmente, o ímpeto ofensivo do começo não se manteve durante toda a batalha.

As reviravoltas da guerra e da política por vezes pregam peças e criam situações irônicas e curiosas. Os comandantes dos exércitos glorioso e peixe são inimigos íntimos. O senhor Cuca foi durante muito tempo marechal de campo glorioso e travou muitas batalhas contra os flamengos, que foram um período comandados por Nei Franco, atual Marechal glorioso. E das vezes que se enfrentaram, destacam-se as batalhas pelo controle da Cidade-07, onde o exército glorioso comandado por Cuca teve chances de massacrar impiedosamente o inimigo, não o fez e acabou vendo o exército flamengo de Nei Franco triunfar. Pois essa batalha entre os gloriosos e os peixes teve um grande ar e dejá vù, mantendo o roteiro, mas invertendo o papel dos comandantes.

A bem da verdade, a responsabilidade do novo marechal glorioso nessa batalha é ínfima. Ele foi recém promovido e mal teve tempo de conhecer seus comandados. Mesmo assim, liderou a tentativa de invasão do litoral peixe em busca de melhores dias para a grande República do Botafogo.

E foi um início promissor. As tropas republicana tomaram facilmente as praias, com a Companhia ZC esmagando a pouca resistência peixe que encontrou. Com o litoral conquistado, era hora de invadir o território inimigo e ganhar terreno. O plano seguia muito bem. Os blindados WP, voltando a ser eficientes, causaram enormes estragos nas linhas inimigas, num ataque preciso sob uma situação de grande dificuldade. A batalha estava muito bem encaminhada. Os inimigos estavam completamente atarantados. Esse era o momento ideal para manter uma ofensiva feroz e liquidar de vez com todas as possibilidades do inimigo.


Felizmente para a República, os blindados WP parecem novamente estar sendo decisivos.

Nesse momento, o Grupamento de Caças Rápidos JH foi chamado à ação. Era um ataque fácil, sem resistência inimiga. Tudo que havia a fazer era dar o que fatalmente seria o golpe de misericórdia. Mas os Caças JH fracassaram, em evento que só aumenta a crença popular que são uma arma inofensiva ao inimigo, incapaz de causar danos.


O Grupament de Caças JH fracassa mais uma vez em um ataque fácil.

Diante de tão dramática situação para seu exército, o senhor Cuca conseguiu uma breve trégua, para organizar suas tropas. Profundo conhecedor do exército glorioso, ele sabia que ainda tinha possibilidades na batalha, baseado em três certezas:
* Ele próprio, o senhor Cuca, é um dos responsáveis por estabelecer a estratégia de que quando o exército glorioso está em vantagem na batalha, retrai o ímpeto. E ele sabia que o novo marechal ainda não teve tempo hábil para rever essa péssima metodologia;
* Ele, senhor Cuca sabia muito bem que nos momentos onde o exército glorioso mais precisa de um oficial que organize a distribuição de suprimentos nas linhas, o Coronel Lucio Flavio sofre de ataques de pânico e de cegueira histérica e desaparece da batalha;
* Por fim, ele, senhor Cuca, era um bom conhecedor da fragilidade da retaguarda republicana e sabia que as linhas de defesa gloriosa sempre cedem quando estão sob pressão, por mais desorganizada que essa possa ser.

E assim, o exército glorioso viu novamente a história se repetir. A ofensiva começa com um ímpeto extraordinário, que não é mantido. Chances de esmagar o inimigo são desperdiçadas, o ânimo diminui, ao inimigo é permitida a reorganização e o resultado acaba sendo triste para nós. Nesse caso específico, uma trégua foi assinada e o exército glorioso se retirou do litoral peixe, voltando para território republicano.

O senhor Cuca, que tantas vezes viu o exército glorioso, à época comandado por ele, sair derrotado depois de ter chances de liquidar o inimigo, parece ter aprendido a lição. E usou bem a contra-inteligência, se valendo das fraquezas da tropa republicana para reagir na batalha. O curioso é que a existência dessas fraquezas no exército glorioso são de grande responsabilidade dele, senhor Cuca. Que esse tenha sido o último dissabor que ele tenha nos dado.

E que o novo Marechal, Nei Franco, tenha tempo, calma e competência para acabar com os grandes erros cometidos pelo exército republicano e faça-o trilhar novamente o caminho das vitórias.

11 comentários:

Danilo Julião disse...

Fala aí xará, blzinha?
Apesar de já termos trocado umas idéias lá no 'cantinho botafoguense', é a primeira vez que entro nesse território; e digo que voltarei aqui várias vezes, pois vale muito a pena!!!!
Abração e SA!!!

DRP disse...

Danilo, meu xará, seja bem vindo. Espero que goste desse humilde blog.

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

Sobre esse combate, há que se lembrar das palavras do grande Marechal de Campo, Gentil Cardoso, que disse em meio à batalha: “Vamos à luta,cambada. Quem não ataca pelos flancos, acaba levando pelo meio”.

Unknown disse...

ei jorge henrique vai tomar no cu

snoopy em p/b disse...

danilo,
como falei lá no cantinho, concordo com sua análise.
é um viés interessantíssimo, e uma ótica que eu não havia percebido ainda.
porém, mesmo concordando, penso que o cuca do botafogo fez bem ao botafogo.
uma pena não ter conquistado títulos.
mas, um dia, espero ele de volta em general severiano.

abraço!

DRP disse...

Alan, já disso isso antes, tenho raiva do JH desde o jogo em Buenos Aires, quando o responsabilizei pela derrota, porque se ele tivesse feito ao menos um dos gols que perdeu porque chutou de sacanagem, a tragédia não teria acontecido. E depois o Montenegro disse que quando acabou o jogo tinha jogador brincando de dar peteleco um no outro... cara, ele não falou nomes, mas eu assumi pra mim mesmo com a mais absoluta certeza que JH era um desses, o que só aumentou meu ódio. Posso estar sendo muito injusto, pode ser que o cara tenha sido o único que chorou, que brigou com todo mundo, mas assumi que se ele fica de palhaçada na hora do jogo, fica depois que ele acaba também.

Abraço,
Danilo

DRP disse...

Fábio, concordo parcialmente contigo.

Acho que o Cuca cumpriu muito bem o seu papel até ele começar a aceitar como verdadeiras duas coisas que falavam dele: o de ser o "gênio das jogadas ensaiadas" e o de ser um "perdedor azarado". E percebo que os dois fatos ocorreram juntos, após a derrota na Taça GB, com gol sofrido aos 46 e bola na trave aos 47...

Depois disso o Botafogo entrou no irritante cai-cai, parou de jogar o futebol que jogava 15 dias antes. A partir daí mesmo as faltas que eram na linha da área não eram mais chutadas em gol, mas sempre com um toquinho pra lateral da área, que ia resultar num corta luz de alguém, um outro se abaixaria e apareceria um surpresa livre pra marcar...

E a partir daí nas decisões que vieram, contra o Flamengo e Corinthians, Cuca enfiou os pés pelas mãos, na escalação, na armação do time ou em substituições e acabamos derrotados.

E o Rui Moura, do Mundo Botafogo, já tinha muito bem chamado a atenção: em entrevista na véspera do jogo no Morumbi, Cuca estava se lembrabdo e lamentando de derrotas em momentos decisivos, como por exemplo quando ele era do SP e perdeu pro Once Caldas aos 43min. O que tem a ver São Paulo x Once Caldas 4 anos atrás com o Botafogo em semifinal contra o Corinthians? E ainda, olha o espírito que o cara está na véspera da decisão, se lembrando e lamentando de derrotas...

Cara, eu gostei muito do Cuca por bastante tempo. Eu estava na Argentina no jogo contra o River, vi aquela vergonha no Monumental. No dia seguinte, quando vi pela internet que o Cuca tinha saído ainda pensei que o Cuca deveria ficar, que quem deveria sair eram os sem sangue do Dodô e do JH. Ainda estava viajando quando soube que o Cuca tinha voltado e fiquei feliz da vida.

Mas a Taça GB foi o limite dele. Daquela derrota em diante, acho que ele deixou de ser aquele Cuca. Por isso, por mais que reconheça que ele foi, de fato, um bom treinador para o Botafogo um período, não fiquei triste nem lamentei sua saída, ao contrário. E não quero que ele volte, ao menos num futuro próximo.

Abraço,
Danilo

snoopy em p/b disse...

danilo, meu amigo, eu concordo plenamente com seu comentário.
na verdade, acho que é um complemento do meu raciocínio de que o cuca do botafogo fez bem ao botafogo.
ele fez bem até o limite que você expôs: a final da taça guanabara.
depois, concordo em tudo com você.

abraço!

DRP disse...

Fábio, mas voltando especificamente ao jogo de domingo, acho que a partida exemplificou em 90 minutos os três maiores defeitos do Botafogo na era Cuca:

não matar os jogos quando tem chances para isso;
recuar quando está em vantagem;
ter uma defesa mal armada que não resiste a 10 minutos de pressão sem tomar gol.

Enfim, que Nei Franco consiga corrigir esses problemas.

Abraço,
Danilo

Ruy Moura disse...

Danilo, ómente um pormenor: porque será que o time do Santos atacou sempre em cima do Renato Silva?... Se o Cuca tinha plena consciência da sflagilidades gritantes do RS porquê inisistir nele por pura teimosia e para não dar o braço a torcer. Quantos gols esse rapaz permitiu que o BFR levasse?... O Cuca sabia e empatou o jogo precisamente por aí...

Abraços, amigo Comandante-em-Chefe das forças botafoguistas!

DRP disse...

Exatamente Rui, e isso só aumenta minha convicção que foi o Cuca do Botafogo e os resquícios de "cuquismo" no time que nos custaram os 2 pontos que perdemos.

Comandante em chefe? Mas que grande exagero... sou um simples homem do povo...

Um abraço,
Danilo