24.7.08

Da defensiva à ofensiva - atacar é a nova ordem

A guerra apresenta algumas rotinas. É relativamente comum ver exércitos desesperados marchando contra o inimigo, para batalhas praticamente perdidas antes mesmo de seu início. O que os motiva? A falta de perspectivas, decerto. Mas também um movimento de propaganda de seus governos, tentando recuperar a confiança de suas populações mandando os soldados para uma “vitória heróica”. Mas a vitória heróica raramente acontece. O exército desesperado é, via de regra, fraco demais e quase sempre sai dessas batalhas desesperadas em pior estado do que entrou.

E dessa vez não foi diferente. O desesperado exército galo marchou contra a República para tentar tomar Engenhão. Péssima idéia. A Linha Maginot, o verdadeiro cinturão de ferro que circunda e protege a cidade, funcionou novamente. E mais fácil e rapidamente do que o esperado.

O exército galo ainda nem havia entrado nos subúrbios de Engenhão quando os blindados WP flagraram um grupo de batedores galos. Quando interrogados, descobriu-se que eram das tropas do traidor César Prates, desertor e desafeto da República. Não houve dúvidas: paredão para os batedores! O Coronel Lucio Flavio se encarregou do golpe.

Assim, quando o exército galo chegou de fato a Engenhão, já estava derrotado. Sem forças, não ameaçava os gloriosos de maneira alguma. E os soldados republicanos, talvez pela hora avançada que a batalha começou, talvez pela falta de combatividade do inimigo, demonstravam certa sonolência. Parecia faltar no exército um certo sentimento destruidor. Pareciam de certa forma contentes em, uma vez causados danos mínimos ao inimigo, baixar o ímpeto, evitando baixas, até forçar a rendição do invasor.

Felizmente, o 19º Corpo de Infataria, do Tenente Carlos Alberto, depois que deslocado pelo Marechal de Campo Nei Franco para a Divisão de Suprimentos, se destacou e comandou a aniquilação completa e absoluta dos galos.
.

Na parte final da batalha, sob o comando do 19º Corpo de Infantaria, o exército glorioso bombardeia sem piedade os galos que, massacrados, fogem de Engenhão.
.
O exército desesperado que tentou tomar Engenhão por motivos propagandísticos voltou destroçado para o lugar de onde veio. O exército republicano, em que pese ter combatido apenas de maneira burocrática e com o mínimo de interesse possível durante quase todo o tempo, venceu bem novamente.

Depois do curto período de trevas sob o comando do asno Geninho, o exército republicano dá sinais claros de recuperação. É mais do que chegada a hora que retomarmos a ofensiva. E num golpe político ousado, os flamengos decretaram que as planícies de Maracanã são seu território, quando todos sabem que é uma região neutra, controlada por organismos internacionais. Os gloriosos agora se preparam para ensinar aos flamengos uma lição de respeito aos tratados internacionais.
Estamos de volta ao ataque! Que os altos ideais do botafoguismo guiem os soldados nas próximas e duríssimas batalhas!

Atacar, atacar, atacar. Essa deve ser a palavra de ordem no exército, para dar fim definitivo à escassez de pontos na República.

7 comentários:

Leo FVM disse...

Temos que explodir o urubu imundo agora!

Guilherme Basto Lima disse...

Avante, exército da gloriosa república. No reino da Gávea só se houve um som: "pocotó, pocotó, pocotó, pocotó..."

É a hora de darmo-lhes o golpe final.

Anônimo disse...

É nossa hora! Pra cima da urubuzada!

SA
Cleber

Unknown disse...

Sempre em frente, ó exército glorioso!!

Unknown disse...

Lembrando que um pequeno exército bem preparado e organizado tem amplas condições de auxiliar no completo aniquilamento de uma tropa desgastada por perdas em últimas batalhas. Mesmo em um território duvidosamente inimigo.

snoopy em p/b disse...

danilo,
as guerras são impiedosas. é preciso ter consciência de que "ou você mata ou é morto".
então, antes eles do que nós.
mas o exército galo, coitado, está me dando um sentimento triste.
pena, eu acho.
hehehe

toda vez é a mesma coisa...

Rodrigo Federman disse...

Do galináceo, vamos à carniça podre de urubu!
Abs e SA!!!