22.7.08

Esprit de corps

A recente batalha contra os bambis, apesar do resultado adverso, parece ter dado a todos a impressão de que dias melhores estão a caminho. O Marechal de Campo Nei Franco parece estar acertando a organização do exército e o povo, mesmo com o país ainda em situação grave, parece estar mais confiante.

Estamos, portanto, num momento crítico, à beira da encruzilhada. Vitórias importantes nas próximas batalhas levarão a República a um salto ímpar. E por isso, mais do que nunca, é hora dos soldados se encherem do mais puro esprit de corps.

Por isso, é condenável a declaração do Coronel Lucio Flavio, que após a batalha contra os bambis, afirmou que os soldados ficaram “cabisbaixos”. Ora, que festival de inabilidade! Justo no momento que o povo começa a mostrar mais otimismo um dos principais oficiais gloriosos dá uma declaração na contra-mão desse sentimento. É obrigação do soldado, principalmente de um oficial como ele, demonstrar espírito de luta, liderança e firmeza.

Outro sentimento importante que deve guiar os soldados é o da camaradagem. Numa batalha, como sempre, há companhias lutando e tropas na reserva, deixadas a postos para eventualidades. Entre os soldados não pode haver vaidades ou sentimentos baixos. Exigir de soldados profissionais a plena convicção dos ideais botafoguistas não é possível, mas podemos e devemos exigir, sim, camaradagem e espírito de equipe.

Se o Cabo Thiaguinho cumpre melhor as funções no flanco direito que a Companhia Alessandro, ou se o 19º Corpo de Infantaria do Tenente Carlos Alberto está sendo mais eficiente que o Coronel Lucio Flavio, que o Marechal de Campo não tenha dúvidas e lance aos combates o que há de mais qualificado e não o que há de mais antigo, mais amigo ou de maior patente.

E que as tropas da reserva não criem caso nem se amotinem. O objetivo é apenas um. E não há glória maior que vestir o uniforme glorioso e representar a República do Botafogo e os altos ideais que ela representa.



O objetivo deve ser o mesmo. E a camaradagem entre os soldados deve existir.

15 comentários:

Ruy Moura disse...

LF: ainda vai a conselho de guerra por traição aos camaradas...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

DRP disse...

Rui, eu não chegaria ainda ao ponto de mandá-lo para Corte Marcial. Mas bem que o deixaria uns tempos "descansando" na cadeia de reservas, para ele pensar no que anda fazendo e falando...

Abraço,
Danilo

snoopy em p/b disse...

seu texto beirou à perfeição.

"E que as tropas da reserva não criem caso nem se amotinem. O objetivo é apenas um. E não há glória maior que vestir o uniforme glorioso e representar a República do Botafogo e os altos ideais que ela representa."

muito bom!

Danilo, me surgiu uma dúvida.
Pra você, na sua organização pessoal, você guarda alguma relação dos textos que escreve com o momento vivido?
pergunto isso para o caso de, daqui a uns dois, três anos, caso você queira vasculhar algo antigo, você conseguir visualizar o exato momento em que vivemos.
se não, acho interessante pra você.

forte abraço!
seu blog é sensacional.

sds. botafoguenses!!!

DRP disse...

Fábio, que isso cara, muito obrigado pelos elogios...
Mas, lendo a posteriori, no trecho que vc citou há glória/glorioso e representar/representa. Só antentei agora, lendo seu comentário.

Sobre os arquivos, eu realmente nao guardo. Na verdade, nem os textos originais eu guardo. Escrevo no word e quando publico no blog, apago. Já pensei uma vez em fazer um arquivo correspondendo a República do Botafogo ao Botafogo de Futebol e Regatas, mas acabei não tocando pra frente.
Mas, sim, é algo interessantíssimo e vou fazê-lo. Obrigado pela sugestão.

Um grande abraço,
Danilo

Bóris Patão disse...

Prezado Danilo,
primeiro, parabéns pelo blog. Moro em Manaus e acompanho as batalhas do Exercito Republicano desde o conflito da Cidade 08. Gosto bastante da história dos conflitos entre nações, e tenho predileção pelas batalhas aéreas.
me identifiquei bastante com os seus posts, principalmente pelo estilo crítico de mostrar o que está errado, ainda que isto signifique ir contra as " unanimidades" que grassam na equipe.
Assisto os jogos aqui em Manaus em um bar da torcida organizada, e é impressionante o prestigio que o grupamento de caças leves JH e o Coronel Lúcio Flávio tem entre eles. digo entre eles, pelo fato de não concordar com a presença de ambos no elenco do exército republicano. Bom, há bastante tempo queria postar alguma coisa aqui, e acredito ser este o primeiro de uma longa campanha. Excelente a sugestão do Fábio Gomes, você deveria arquivar seus comentários e republicá-los em um outros tempos, em outras campanhas.
grande abraço,
saudações republicanas e gloriosas.
Marcio Mazzini

Leo FVM disse...

Agora é matar ou morrer no campeonato!
Legal o blog!

Rodrigo Federman disse...

Hoje temos que fazer canja de galinha, Danilo!

DRP disse...

Marcio, primeiro, obrigado pelo elogio. Muito legal saber que o blog chegou até Manaus! O contato contigo, com o Rodrigo, do ES ou o Fábio, de BSB, ao mesmo tempo que me surpreende, pois esse blog era no começo algo completamente despretensioso, me deixa feliz e orgulhoso. Pois sinta-se à vontade pra comentar sempre.

Quanto ao Lucio Flavio, ao que percebo ele está de fato perto de se tornar uma unanimidade: ele já encheu o pacová de todos. Vamo ver como se comporta agora, com o Carlos Alberto.

Rodrigo, sou vegetariano...só mesmo o Botafogo é capaz de me fazer querer canja de galinha...hahaha

Um abraço,
Danilo

Danilo Julião disse...

Fala grande general, como sempre, os textos estão de fazer inveja a qualquer escritor...e hoje vamos ter canja de galinha(como disse Rodrigão) pra domingo depenarmos certo Urubu e mandá-lo pra macumba!!!
Abração e SA!!

Anônimo disse...

Quero me estender sobre o comentário do Fábio Gomes : porque não transformar os textos em livro? Organizá-los de tal forma que o leitor possa identificar o momento exato em que foi escrito.
Devo dizer que a idéia de estabelecer esse paralelo entre a guerra comum e a “guerra” do futebol é brilhante, muitas vezes engraçada (desculpe se não for essa a sua intenção), mas, de qualquer forma, espetacular e pioneira, com certeza. Pelo menos, eu não conheço nenhum texto que tratasse o assunto desse jeito.
Além disso tudo, há que se lembrar que o leitor, ao fazer o seu comentário, se sente tentado a utilizar esse estilo. Muitas vezes fica até muito bom, mas nunca tão brilhante. Parabéns e AS.

Anônimo disse...

Desculpe não ter assinado.
Carlito

Sérgio "Sem Alcunha" Luiz disse...

Por falta de tempo, já havia um tempo que eu não o visitava. Mas como vejo, os textos continuam primorosos e melhoram cada vez mais. Parabéns pelo blog!!! Um conselho: Guarde seus textos, eles dariam um livro interessante para qualquer um ler, sendo ele botafoguense ou não... Um grande abraço e mais uma vez, Parabéns!!!!

Unknown disse...

A questão é não deixar os soldados de maior patente acomodados com seus postos. A ameaça da perda de um posto privilegiado é, na minha opinião, justamente o necessário para que os antigos se esforcem por resultados positivos em cada batalha.

Tô de volta por aqui, rapaz!
Beijão e até a próxima batalha no domingo!

DRP disse...

Amigos, Danilo xará, Carlito e Sérgio, só posso agradecer os elogios. A questão agora é evitar que eu fique metido, compre um cordão de ouro escrito "DRP" e deixe a coisa degringolar...rsrs

Ler seus elogios e até sugestões sobre livro, como já disse qui, me surpreende e me deixa muito orgulhoso. Na verdade, esse blog era algo bastante despretensioso, feito a partir de uma idéia que tive no ônibus indo trabalhar, durante a época do estadual.

Fico muito satisfeito em saber que há pessoas que gostaram, compraram a idéia e acompanham a saga da República do Botafogo.

Marina, domingo estaremos lá, como de costume. A única coisa que me deixa meio preoucupado é que o lugar da sorte na arquibancada amarela não deve estar disponível para a gente, que deve ficar só com a verde.

Grande abraço aos amigos,
Danilo

DRP disse...

Carlito, tinha me esquecido de comentar... sim, em muitas vezes eu tenho escrever algo mais bem humorado ou uma piada... só não sei se as partes que você acha engraçada são as mesmas onde eu tento fazer graça!

abraço,
Danilo