5.10.08

Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade

As circunstâncias forçam o povo glorioso, de tempos em tempos, a fazer um exercício filosófico: exercer o pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade. Esse é um desses tempos.

O exército glorioso partiu para um movimento ousado, porém necessário e tentou conquistar a capital dos azenhas, buscando retornar a posição que ocupou recentemente no grupo dos países líderes. O começo da batalha já mostrava toda a dureza que esperava os gloriosos. O exército republicano tentava avançar, mas encontrava violenta resistência dos azenhas, comandados por um dos mais sanguinários marechais que se tem notícia. Assim, nenhum dos lados conseguia vantagem. Foi quando a Tropa de Granadeiros RS conseguiu lançar uma de suas bombas e causar estragos nas linhas de defesa azenhas: o exército glorioso estabelecia uma vantagem e entrava na cidade azenha com seu equipamento bélico.

Mas tal vantagem não durou muito e o roteiro protagonizado pelos soldados gloriosos tantas vezes se repetiu: perda do ímpeto, tentativa de fazer o tempo passar sem atacar e tentando não sofrer danos e infelizes equívocos do Marechal Nei Franco: como resultado, os azenhas atacaram, encurralaram os gloriosos e os expulsaram de sua capital, vencendo a batalha.

Um desfecho triste para a República, que vê seu pleito internacional para retornar ao grupo dos países líderes cada vez mais difícil de ser aceito. Uma avaliação feita pela inteligência nos obriga ao pessimismo. Os resultados recentes do exército republicano são muito ruins e a continuar assim, nossa República se encontrará em possíveis apuros.

E quando nosso cérebro e nossa inteligência nos dizem para sermos pessimistas, nossos corações e nossa vontade nos compelem ao otimismo, nos forçam a continuar. Nisso reside a essência do cidadão glorioso. Por mais difícil que pareça, por pior que seja a situação, ele se mantém firme aos seus valores e fiel ao seu país. E quanto mais pessimista a inteligência seja, mais ele se agarra ao otimismo da vontade.

Sempre nos restará o otimismo da vontade. Foi ele que manteve o povo de pé durante a terrível ditadura de 21 anos. Foi ele que fez os cidadãos gloriosos serem tão importantes na retomada da primeira colônia. E será ele que guiará os republicanos para o sucesso na Frente do Monte Sula e para a recuperação na outra frente de batalhas.

***
Embora o clima na capital General Severiano não seja festivo, o “Botafoguismo” tem motivos para celebração. Essa é a 100ª postagem publicada desde sua criação, em fins de abril. Agradeço novamente aos amigos que visitam esse pequeno diário da guerra republicana. Para algo que começou tão despretensioso, chegar ao 100º texto publicado é um senhor feito!

Danilo R. Paiva

8 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que Gramsci é botafoguense e eu não sabia? Ele deve ter escrito os Cadernos do Cárcere durante a ditadura 68-89, quando ficou preso por defender o botafoguismo.

Kkkkkkk - parabéns pelo blog e pelos 100 posts, todos obrigatórios ao cidadão botefoguense que se preze.

Anônimo disse...

Parabéns pelo feito. Com certeza o blog chegará ao post 1000, devido à sua grande criatividade e capacidade de escrita.
S.A.

Vinícius Barros disse...

Parabéns pela marca DPR!!! Se Deus quiser, também chegarei perto disso, porém não com a mesma qualidade!!! Muitas batalhas e guerras ainda serão ganhas e tomará estarmos presentes nesses dias gloriosos!!!

Abraços e Saudações Alvinegras!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Brilhante Centésimo Post!

Não poderia deixar de comentar esta marca a despeito deste momento em que minha inteligência fala mais alto que a vontade e a esperança.

O cidadão glorioso é antes de tudo um bravo e jamais deverá abandonar seus ideais.

Abraços aos amigos.

Vicente Difato.

snoopy em p/b disse...

o centésimo post não poderia ser tão glorificante à república.
na boa, bentido otimismo da vontade!!!

parabéns e saudações botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Coisa boa é isso mesmo vem prá ficar.
Parabéns!
E que venha a postagem 1000,10.000 e assim sucessivamente.

Rodrigo Federman disse...

Sensacional, Danilo!
Parabéns, meu velho!
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Parabéns pela 100ª postagem publicada. O seu diário da guerra republicana é sensacional. Essa República do Botafogo tem muito o que conquistar ainda.