19.10.08

O Programa continua! (ou, a Marcha dos Borra-Botas)

Era uma batalha importantíssima, carregada por muitos simbolismos: primeiro, era a homenagem póstuma ao 75º aniversário do General Garrincha, que ao lado do General Nilton Santos é o maior herói da nossa República. Segundo, porque era a batalha onde o exército republicano deveria mostrar força, deveria mostrar que estava com raiva e que não se dobraria aos absurdos da Confederação das Nações e seus tribunais ilegítimos. Terceiro, porque era a batalha para mostrar que o Anel de Ferro que protege Engenhão estava de fato recomposto e reconstruído e que a cidade gloriosa voltara a ser aquela fortaleza que faz o sangue inimigo gelar. Quarto, porque deveria ser o evento em que o exército mostraria ao povo de seu país que o Programa Glorioso Para a Erradicação da Fome e da Pobreza estava definitivamente cancelado e desativado. Quinto, porque a expulsão dos invasores peixes daria argumentos para a República continuar pleiteando posição no grupo dos países líderes.

Mas, como acontece sempre que é uma batalha símbolo, o resultado foi o fracasso. O povo foi às trincheiras dar apoio ao exército contra os invasores peixes, mas se deparou com soldados apáticos e com um marechal de campo que não faz nada a não ser comprovar e comprovar novamente que de fato é um cavalo de Tróia, enviado sabe-se lá de onde para dar esperanças aos gloriosos e depois reduzi-las a pó.

Soldados olham passivamente a destruição de partes de Engenhão - incompetência do comando militar e falta de brios dos soldados custam caro à República

Pois o Marechal Nei Franco bateu orgulhoso no próprio peito, disse que ele era o idealizador do Programa Glorioso Para a Erradicação da Fome e da Pobreza e que não iria abrir mão dele. E fez todo o possível para tratar bem os invasores, ajudando-os a sair da crise em que se encontravam. Lançou ao combate os falidos blindados WP, cujo poder de fogo é semelhante ao de um estilingue operado por uma criança de 4 anos. Os blindados WP cumpriram então seu roteiro habitual de ineficiência e inutilidade. Mas o Marechal não parou por aí: para evitar qualquer tipo de perigo aos peixes, ele também ordenou que os vôos dos Caças JH ficassem restrito ao flanco esquerdo. Sem poder se movimentar, os caças foram de pouquíssima utilidade. Além disso, a insistência em usar o péssimo cabo Thiaguinho em batalha, mesmo estando ele sob fortíssima suspeita de traição e espionagem para os cruzeiros.

Além do Marechal glorioso lançar tropas ao combate sem muito critério, ou com critérios errados, as decisões que toma no decorrer da batalha fazem alguns pensarem se ele não sofre de problemas mentais ou pior, está a serviço de algum inimigo da República. O 19º Corpo de Infantaria, mesmo se comportando mal, mesmo sendo obrigado a marchar num pé só, mesmo com armas sem munição e com baioneta enferrujada, ainda assim, ele continua sendo a única tropa de elite do exército glorioso. Ainda assim, é a única tropa que tenta atacar e que busca assumir responsabilidades no front. Por isso mesmo, essa tropa não pode ser deslocada para a reserva, alijada dos combates para que a tropa do soldado raso Marcelinho Recruta Zero assuma seu posto.

O exército glorioso e seu comandante foram contra a vontade popular e ajudaram decisivamente os peixes a sair da crise. A Linha Maginot-Biriba está com sérios danos estruturais e já não se sabe se resiste a mais golpes. A cidade de Engenhão não inspira mais tantos temores nos inimigos da República. E o mais grave: para manter o famigerado proagrama de ajuda aos países em crise, o marechal Nei Franco endividou a República. Ninguém ajuda peixes, tugas, capibas, bacalhaus e até mesmo os coloridos impunemente. Nossa economia agora já não vai tão bem e entrar no grupo dos países líderes tornou-se algo fora de cogitação.

Mais uma batalha-simbolo perdida. A marcha dos Borra-Botas, grupo de soldados e oficiais fracassados que só fazem mal ao nosso país, continua. O que temos há dois anos são soldados e oficiais incompatíveis com a vitória, incompatíveis com a glória, íntimos do fracasso, do pensamento pequeno, das explicações baratas e das desculpas esfarrapadas. Soldos atrasados? Sim, é caso grave, mas já houve outras batalhas importantes, mais até que essa passada, onde os soldados estavam com soldos em dia e até mesmo adiantados. Mas naquela situação eles também foram fracassados, como fracassaram ontem e fracassarão sempre.

Infelizmente o que temos agora são soldados fracos de espírito e caráter, que se contentam com pouco e acham que é uma grande realização apenas chegar próximo do objetivo. Muito pior é que tal sentimento parece ter algum eco no governo e no povo.

Só nos resta esperar que tenha sido uma “derrota símbolo”, o marco zero do fim de uma triste era, de pequenas alegrias e grandes tristezas e decepções. O primeiro passo será o expurgo em massa dos Borra-Botas.

O povo, em seu amor incondicional à República, continua. Os Borra-Botas passam. Pois que passem logo.

14 comentários:

Gil disse...

Danilo, você consegui expressar o sentimento do POVO, da REPÚBLICA e da NAÇÃO GLORIOSA.
Com algumas exceções, o POVO GLORIOSO precisa e deve exigir o expurgo desses ENGANADORES e BORRA-BOTAS.
Antes do início do jogo, no Engenhão, em um bate papo com um senhor que se identificou como conselheiro do clube, falava da politicagem para escalar os soldados para a batalha. A escalação não é realizada pela destreza dos soldados e sim por aqueles que possuem apoio da politicagem dos empresários e ou dos colaboradores.
Isso faz entender porquê temos alguns soldados na tropa, inscritos ou não e em campo de batalha.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Saulo disse...

Você disse tudo meu amigo.
Incompetência do comando militar e falta de brios dos soldados custam caro à República.

Vinícius Barros disse...

Leitura obrigatória!!!

Anônimo disse...

Nessa temporeada só não fui a 5 jogos no Engenhão, porque estava fora Rio a trabalho, ou meu filho tinha prova no dia seguinte. Pois bem, ontem foi a única vez q vi este bando de "conselheiro" e candidatos no setor Visa. Todos querendo meu voto de socio proprietário, RIDICULO. Mais ridiculo, eram os de "oposição", se ela existe, querendo chutar o balde da administração atual, esquecendo eles q na epoca do Rolim&Cia nos colocaram na 2ona, sem dinheiro para pagar a conta d'agua da Republica.
Acho pouco produtivo querermos chutar o balde e entrar no "clima" eleitoral, pois isto não trará nada de positivo nem pagará as contas...dizer q o Marechal escala por ordens de outros não acrescenta nada, até porque o time de ontem é o melhor q temos, ou será q temos coisas melhores no banco...de falar merda do BFR, já basta o RMP no O Globo, não precisamos de mais ninguem...O Ney Franco só é fraco e pronto, ou já esqueceram das finais do Carioca, q ele só ganhou com ajuda dos do apito ???
Ainda temos batalhas a lutar nesta temporada, ano passado esta época tinhamos 42 pontos e já tinhamos rodado da SulAmericana...se me lembro bem, todos disseram q tinhamos chance de ter chegado a Libertadores no ano passado se não fosse o apagão "Mario Sergio", então não vamos entrar na pilha do "conselheiros" que querem "mamar" algum nas tetas da Republica, ou dos "jornalista" chapa branco do Eixo Pomba Gira...
O BFR só nós, devemos cumprir nosso dever e protestar com certeza, e este Blog é um excelente exemplo disso...agora, na minha opinião, nade de entrar na pilha dos q não AMAM a Republica
[]s
Arapoan

DRP disse...

Arapoan, foi a segunda vez que uso o termo “borra-botas” aqui no blog e é a segunda vez que me sinto na obrigação de explicar-me.

Nessa postagem, eu procurei tentar escolher ao máximo as palavras justamente para não dar a impressão de que estava falando de alguém além do treinador e dos jogadores.

E deles, não tiro a culpa nem nada do que escrevi. Continuo com uma péssima impressão do Nei Franco e continuo achando que grande parte dos jogadores são, sim, borra-botas fracos de espírito.

Não acho que seja culpa da diretoria. E um consenso geral que nos últimos dois anos o BOtafogo tem times bons. A diretoria fez o que pode, contratou jogadores razoáveis / bons para os campeonatos, mas ninguém poderia prever que fossem um grupo sem alma, sem coração, sem espírito ou caráter, que pões tudo a perder por causa de sua pequenez nos momentos decisivos.

Já disse isso, aqui mesmo no blog, em momentos passados e torço para não ter que dizer no futuro, nessa Sul Americana, por exemplo. Porque apesar de pensar o pior sobre os borra-botas, eu nunca perco a esperança que eles queimem minha língua, nunca perco a esperança que eles irão mostrar que eu estou errado.

Mas honestamente, não é isso que está acontecendo, ao contrário. Nos últimos dois anos, eles só me dão mais e mais razão de pensar isso deles.

Eu estava nas duas finais de estadual, eu estava na final da Taça GB (tomando calmante, aos 27 anos, por causa do Botafogo!), eu estava no Morumbi contra o Corinthians e no Monumental de Nuñez contra o River (é nessa hora que você me chama de pé-frio). E em todas essas partidas, vi um time que poderia entrar para a história sendo tri-campeão estadual, sendo finalista e campeão da copa do Brasil, goleando o River Plate na Argentina, mas acabou entrando para a história como derrotado, como um time sem brios e sem raça, apático e com medo do adversário e da torcida adversária.

Por isso, mantenho o que escrevi: acho esses jogadores borra-botas e acho que o Botafogo precisa se livrar deles para dar vôos maiores que simplesmente chegar perto. Potencial para isso nós temos, graças em muito ao trabalho de 6 anos da atual diretoria.

Sobre as eleições do clube, só me manifestei uma vez a respeito aqui no blog, e é possível que tenha sido a única. E foi apenas para externar meu sentimento / desejo, que é NÃO ver o Montenegro relacionado à próxima diretoria.

Porque, conforme você disse, eu me lembro muito bem da turma Rolim / mauro Ney, lembro que todos esses eram peixes do Montenegro e lembro como essa história acabou.

Por isso, achei absolutamente ridícula a faixa que estava pendurada na arquibancada sul no sábado, pedindo a candidatura dele, um presidente "humano e vencedor".

Assim como, a faixa "Assumpção 2009" que estava pendurada na Fúria me fez instantaneamente ser ainda mais simpático à candidatura do Portella.

Mas no fundo eu sou só um cara apaixonado pelo clube, um torcedor de arquibancada. Estou pensando em comprar um título, mas é uma idéia ainda. Não conheço ninguém do clube, nem os bastidores nem as correntes, nem as brigas internas e nem os interesses. Enfim, no espírito do blog, sou apenas um homem do povo, sem ligação alguma com o governo, a não ser os meus impostos do plano prata que pago todo mês.

Por isso, estou apenas acompanhando o que será das eleições, com muito interesse claro, mas tentando me manifestar (ao menos no blog) o mínimo possível sobre isso, justamente pela minha falta de conhecimento ideal sobre o assunto.

Como te disse, espero muito ter alegrias nessa temporada, com a Sul Americana. mas ñão acho que devemos comemorar porque esse ano temos 46 pontos e ano passado, tínhamos 42. Devemo sim é lamentar que perdemos 24 pontos para Nautico, Portuguesa, Fluminense, Vasco e Santos, todos times que brigam para não cair. Tivéssemos feito a metade disso, que foi o que disputamos no Engenhão, teríamos 58 pontos e seríamos líderes isolados. Achar que 46 pontos é bom e, portanto, pensar pequeno.

Espero ter conseguido te convecer que não pretendo entrar em pilha nem em armadilha nenhuma.

Mas o fato de eu não ter ligação nenhuma com grupo nenhum, a não ser com minha consciência e meu coração botafoguense é justamente o que permite que eu critique sempre que achar necessário. Mesmo às vésperas de eleições.

Grande abraço!
Danilo

Anônimo disse...

Pé-frio!!!

Ruy Moura disse...

És magnífico, Danilo. Se eu tivesse que escolher o torcedor com que mais me identifico, era seguramente contigo.

Escrevendo o que escreves e depois da nossa conversa em Lisboa, considero que nós os dois estamos culturalmente na mesma 'barcaça da modernidade'. Assino por baixo a tua coluna e assino por baixo os comentários antecedentes.

E assinar isso significa que, finalmente, contra meu gosto e minha vontade, considero que a maioria dos jogadores botafoguenses são realmente borra-botas. Num dia como o de sábado, independentemente dos erros sucessivos do Ney, os jogadores teriam que se esfarrapar para ganhar. Mas nem Garrincha os demoveu. Irei escrever sobre isso, infelizmente, mudando a minha posição acerca da solidariedade que tenho mantido com os jogadores.

E como você posso dizer o que quero sem nenhum enfeudamento, porque não tenho "ligação nenhuma com grupo nenhum, a não ser com minha consciência e meu coração botafoguense", o que "permite que eu critique sempre que achar necessário. Mesmo às vésperas de eleições."

Brilhante posicionamento, Danilo!

Abraço muito pessoal e muito Glorioso para ti!

Anônimo disse...

Rodrigo,

desculpe mas voce nao entendeu meu cometário...pegando do meu texto, voce verá que não comentei seu post, e não teria tal indelicadesa de criticá-lo em sua "casa". Venho aqui por quero, gosto e nunca serei indelicado com o dono da casa. Quando não concordar com a politica da casa simplesmente paro de frequentá-la.

Meu post diz : "O BFR só nós, devemos cumprir nosso dever e protestar com certeza, e este Blog é um excelente exemplo disso"...meu cometário foi para o Sr.Gil que postou : "Antes do início do jogo, no Engenhão, em um bate papo com um senhor que se identificou como conselheiro do clube, falava da politicagem para escalar os soldados para a batalha. A escalação não é realizada pela destreza dos soldados e sim por aqueles que possuem apoio da politicagem dos empresários e ou dos colaboradores."
====================================
Rodrigo, continuarei a ler seu blog, q na minha humilde opinião é o mais criativo dos blogs botafoguenses q conheço. Ainda mais quando ganhamos e sua analogia com batalhas dá um tom mais emocional as percepções do jogo. Se voce re-ler meu comentário entenderá q tambem concordo contigo no tocante ao "Cavalo de Troia".
Se voce me permitir, acho o General dos Borra-Botas o nosso oficial de suprimentos, o problema é q o time sem ele perde muito em criatividade e controle do meio de campo; taí o dilema que temos que resolver, já q na minha humilde opinião não existe outro armador como ele disponível no Brasil.

Anônimo disse...

Finalizando, com relação ao pensar grande, Rodrigo na minha opinião o "se" não joga, e "se" tivessemos ganho desde bando de mulambos seriámos os lideres, "se" os outros também não tivessem ganho, pois Sao Paulo perdeu ponto p/Ipatinga, Gremio p/Portuguesa e assim por diante...concordo, e quero q eles morram e continuem perdendo, mas acho q devemos ser mais pragmáticos e pensar no q ainda dá para fazer, senão corremos o risco de fazer a mesma eca do Montenegro e condenar uma temporada por um jogo PESSIMAMENTE jogado na Argentina, q vc estava e au nao, PÉ FRIO :)...
Adiantou o "chilique" dele? na minha opinião não...nem o "chilique" nem as calcinhas jogadas por torcedores pagos e chapa branca...
A faixa do Montenegro também me incomoda, assim como a postura dele de conciliador/articulador das eleições...tremendo aproveitador, q gosta de aparecer a qer. custo. Graças ao grupo q ele sempre apoiou nosso time foi para o buraco, e muitos esquecem q na última eleição, assim como na próxima ele foi oposição ao Bebeto, mas temos memoria curta para processos eleitorais. Finalizando, também não sou defensor incodicional do Bebeto, q vez ou outra faz umas ecas, como no caso Juninho, q se não fosse a enrolada de lingua para explicar os investidores poderia ter passado desapercebido...ainda não me decidi no processo eleitoral, mas uma coisa é certa, tem um monte de gente querendo capitazar e querendo levar a eleição, como o suposto "conseleheiro" que o Sr. Gil encontrou no setor Visa. O que mais estranho é tamanha volupia por cargos não rumunerados, ao ponto criarem intrigas internas q irão prejudicar o patrimonio q eles pretende administrar...mas aí é outra conversa, q já extendi demais, e creio não ser o foco do seu blog.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES e desculpe qualquer desconforto causado.

Arapoan
PS. E vamos combinar para irmos ver a final contra o Boca...

DRP disse...

Arapoan, sinta-se livre para fazers quaisquer comentários, mesmo que discordantes do que escrevo. Não há mal agum nisso, ao contrário, é sempre saudável a discussão.

Sobre o que escreveu, só tenho alguns comentários:

Você fez uma pequena confusão de nomes: o Rodrigo é o dono do Cantinho Botafoguense, um excelente blog sobre o Botafogo. Eu sou o Danilo.

Sei que o "se" não joga, mas você há de convir que 24 pontos para 5 dos 8 piores times do campeonato são realmente algo a se lamentar, especialmente porque 18 deles foram disputados no Rio (12 no Engenhão e 6 no Maracanã). Por isso, acho que temos é que achar ruim estarmos com 46 pontos, pois deveríamos é ter muito mais.

E por último, andei vendo a tabela da Sul Americana e a final é contra o River (logo quem!). O Botafogo passando pelo Estudiantes, pega Inter ou Boca nas semifinais...

Eu, como recém descoberto pé frio, irei vestindo 3 pares de meias de lã!

Grande abraço,
Danilo

Gil disse...

Amigo Arapoan, eu tenho residência no Rio, mas só visito minha casa e família quinzenalmente, pois trabalho em São Paulo.
Quando estou no Rio e tem jogo do nosso querido GLORIOSO arranjo confusão com a esposa e fico menos tempo com a família para ir torcer e sempre acreditando nesses ENGANADORES e BORRA-BOTAS.
Sempre que fui e vou ao Engenhão freqüento a ala leste seja superior ou inferior. Nunca fui à ala vip, pois minha condição financeira não permite. Não participo e não conheço nenhum grupo e repito as palavras do nosso querido torcedor de além mar, Rui Moura:"porque não tenho ligação nenhuma com grupo nenhum, a não ser com minha consciência e meu coração botafoguense".
Amigo Arapoan, o que transcrevi foi a conversa com um senhor que se identificou como conselheiro e não estava pedindo voto ou fazendo campanha. Elogiou a administração do Bebeto e comentou com vários exemplos os soldados que ainda estão no grupo e alguns que são escalados, segundo ele, com a politicagem dos empresários e colaboradores.
Não sei e não conheço a política do nosso querido BOTAFOGO, mas liguei as palavras desse senhor com vários acontecimentos que não tem explicação e são debatidos nos blogs dos nossos amigos. Ele me passou confiança, credibilidade e conhecimento de causa, por isso fiz o comentário e não tive e não tenho nenhuma pretensão política.
Gostaria muito que os soldados que fossem para o campo de batalha honrassem a tradição do uniforme de tantas conquistas e glórias. Apenas isso.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!! e repito suas palavras "desculpe qualquer desconforto causado".

Cara de 30 disse...

Alheio à discussão que aconteceu... Teu texto está 10, Danilo! Parabéns, uma vez mais.

Sobre o sábado, estive lá (e também escrevi uma pequena crônica sobre isso em meu blog) e vi como aquele exército se comportou. Parece, realmente, que a falta do oficial de suprimentos (é esse o "nome" do LF?) causa um mal-estar súbito em todos os nossos soldados, sub-oficiais e oficiais.

No mais, a sua descrição foi perfeita. Aguardamos o próximo enfrentamento para conquistarmos uma melhor posição em La Plata (com e sem trocadilhos, né?!).

Grande abraço e saudações alvinegras!

snoopy em p/b disse...

danilo,
brilhante!!!

cara, seu blog me faz ter ainda mais orgulho de ser botafoguense.
me deixa arrepiado quando termino de ler os textos e, às vezes, como agora, emocionado, quase chorando.
porque diabos esse time de borra-botas faz isso comigo, cara?!?!

olha, em casa, tenho tido dificuldades de acessar alguns blogs do blogspot, como o seu e o do rui. por isso, às vezes não dá pra comentar.
mas saiba que seus textos são leituras obrigatórias para este torcedor que se indigna com os borra-botas, mas que vê, em espaços como este, que ainda há motivos para seguir em frente, porque faço parte de um grupo de torcedores que nenhum outro clube dispõe.

você me faz ter vontade de reativar meu blog e expressar o orgulho que tenho dessa estrela.

amigo, obrigado por isso!

um abraço!

Anônimo disse...

"Os Borra-Botas passam. Pois que passem logo."
Meu amigo tb não vejo a hora dessa corja ir embora.
Esse povo não está e nunca estará a altura do nosso Glorioso.
Já nem sei mais o que eu sinto se é tristeza, se é revolta, se é desânimo; a única certeza que eu tenho é que esse povo tem que ir embora do Botafogo o mais rápido possível.
Queria eu poder discordar de vc em algum comentário, ou em alguma palavrinha ao menos.
Lamentável a situação qe chegamos.
E mais uma vez parabéns por ter expressado tão bem o que sentimos.