10.4.08

Diários da Guerra 9 - Uma vitória do povo

A ameaça era pequena, mas não poderia ser desconsiderada. Os guerrilheiros riverinos marcharam de muito longe, com a idéia fixa de surpreender o exército glorioso em sua segunda cidade mais importante, tomar Engenhão e interromper a ofensiva gloriosa pela conquista do Monte Brasil.

Ciente de sua maior capacidade bélica, o exército glorioso estava bem preparado e com os esforços concentrados. Trincheiras e barricadas foram montadas. Engenhão seria uma fortaleza impenetrável para os riverinos.

Como de costume, o povo glorioso, quando chamado às ruas pela República, fez sua parte. Milhares de populares, uma enorme multidão barulhenta tomou as ruas de Engenhão e trabalho o tempo todo nas linhas de apoio logístico ao exército glorioso.

Rápido no ataque, firme em suas linhas defensivas, o exército glorioso não teve muitas dificuldades em derrotar os guerrilheiros riverinos. Na luta pela conquista do Monte Brasil, os tugas, de Paulicéia, aliados históricos e ideológicos dos bacalhaus, buscam posições em trincheiras, para tentar impedir o avanço do exército glorioso. Que a marcha continue, impetuosa e vitoriosa. Longa vida à República do Botafogo, seu valoroso exército e seus bravos habitantes!

Nenhum comentário: