2.4.08

Diários da Guerra 7 - Operação Market-Bacabal

São claras as diferenças entre um exército invasor e um exército libertador. Enquanto o exército flamengo, em sua luta pelo pan flamenguismo, quando avança em marcha destrói vilas, queima plantações, ataca crianças e chuta cabeças, o exército libertador dos gloriosos marcha e chega no distante local da batalha saudado pela população local com festa e júbilo.

Novamente empenhado na conquista do Monte Brasil, o exército republicano empreendeu longa viagem às distantes Terras Maranhãs. O objetivo da operação Market-Bacabal era, segundo o Marechal de Campo Cuca, "liberar rapidamente a região, destruindo a resistência e evitando confrontos futuros que seriam um atraso na ofensiva do Monte Brasil".

Após a vitória aliada do Dia N e as vitórias nas Batalha de Maracaningrado e contra os coloridos, o moral e o otimismo do exército glorioso era alto. Pudera, afinal a situação era amplamente favorável nos últimos confrontos e os gloriosos avançavam com o que tinham de melhor em seus quartéis. Mas o Alto Comando para a Guerra do exército republicano cometeu alguns graves erros de avaliação.

Apesar de contarem com amplo apoio da população local, os gloriosos foram surpreendidos pelo campo de batalha: uma garganta estreita, com pouquíssimo espaço para movimentação das tropas e em um terreno que dificultava a mnovimentação das tropas de artilharia gloriosa. E esse mesmo terreno era amplamente favorável ao inimigo, o pequeno mas valente exército riverino. Os gloriosos também não poderiam contar com uma falha de cálculo do Major Castillo, comandante da retaguarda, que permitiu que uma bala de canhão, desferida meio que a esmo por um franco atirador riverino causasse estrago nas linhas de defesa gloriosas.

Mas a maior falha provavelmente foi o exército republicano, embalado pelas recentes vitórias e pelo ritmo que vinha impondo em sua ofensiva, não ter levado tão em conta a bravura dos riverinos e ter confiado demais em sua superioridade de armas e equipamentos. O exército glorioso entrou com um pensamento de que a batalha seria tão somente uma pequena escaramuça que não atrapalharia o avanço.

Pecou ao não levar em consideração a valentia dos guerrilheiros riverinos. Pecou ao não levar em conta as dificuldades impostas por um terreno desfavorável. Pecou em ser algo arrogante e, diante tamanha festa da população local na chegada do exército libertador, considerar que marcharia para um piquenique e não para uma batalha.

o exército glorioso ainda continua na ofensiva. A conquista do Monte Brasil e a tomada da ponte "Rio" continuam na ordem do dia. Mas a derrota na Operação Market-Bacabal deve ficar como lição para cada oficial, soldado e habitante da República do Botafogo.


***

Enquanto se deseonrolava a batalha da Operação Market-Bacabal, o tribunal internacional julgava oficiais flamengos por crimes de guerra cometidos contra o exército glorioso duranta a Batalha de Maracaningrado. Mas num tribunal controlado por agentes do Reino da Gávea, justiça é a última coisa possível de se obter. Os criminosos estarão livres para cometer suas atrocidades em batalhas vindouras.

3 comentários:

Francisco Lima disse...

Taí, um blog diferente. Gostei.

Sai do lugar comum, mas deve dar trabalho para escrever. Fantasiar não é fácil.

Descrever uma fantasia guerreira em cima do futebol deve ser mais difícil ainda...

Seu comentário sobre a estratégia montada para a Operação Market-Bacabal foi perfeito quanto à arrogância do Botafogo no Maranhão.
Comentei isso em casa, antes do primeiro gol riverino: "temos que baixar nossa bala porque hoje esses piauienses estão dando o sangue nas divididas".

Resta-nos agora esperar pela Batalha do Engenhão. Rumo à vitória!

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso.
Parabéns!
É de uma genialidade incrível.
Saudações!

Unknown disse...

Continue assim, viu?! Continue lembrando sempre do Flamengo quando for escrever sobre seu time. É por isso que não ganha nada. Falam de "roubo" mas quando ganha algo(iiii, demora) é com ajuda do apito. O mal de vocês se encontra na diretoria amadora que têm e vocês sempre acabam caindo na onda deles. Onde chegarão com Lúcio Flávio, Túlio... "Time de Bonecas", esqueceram? Joguem Futebol e Disponha sempre que precisar de um diagnóstico! SRN