1.4.08

Diários da Guerra 4 - A Grande Guerra se intensifica

Adotando uma estratégia de blitzkrieg, que unia ataques em campo com intensa propaganda, os flamengos avançam. Sem condições de juntar um exército poderoso, afinal à essa altura a República ainda está em reconstrução, os gloriosos vêem seu exército sendo derrotado seguidas vezes pelos flamengos. As bravas vitórias que o exército republicano vinha obtendo contra os bacalhaus e coloridos apenas mostravam que a guerra caminhava para uma grande polarização entre flamengos e gloriosos.

As batalhas entre os dois ficaram mais freqüentes, mais encarniçadas e mais importantes. O exército flamengo avança adentro do território glorioso, destruindo tudo por onde passam. À medida que a importância das batalhas aumenta, cresce junto a crueldade dos métodos de guerra empregados pelos flamengos.

Isso ficou bastante claro no evento que ficou conhecido como a Batalha pela Cidade 07. Foram duas batalhas sangrentas, das mais disputadas. Mesmo em minoria, o exército glorioso adotava uma tática interessante e levava a vantagem no campo de batalha. E quando o combate parecia pender a favor dos gloriosos republicanos, o exército flamengo, rasgando todos os acordos internacionais e regulamentos militares, atacou com árbitros químicos e biológicos, causando grandes estragos nas linhas gloriosas e possibilitando aos flamengos a tomada de assalto da Cidade 07.

De nada adiantaram os apelos do governo e do povo glorioso contra os abusos dos do Reino da Gávea. Os flamengos tinham a seu lado uma poderosíssima máquina de propaganda e os habitantes daquele país estavam cada vez mais convencidos de que, como raça superior, poderiam usar métodos ilegais e imorais para acabar com inimigos que estariam apenas cumprindo seu dever histórico em busca do pan-flamenguismo.

A situação dos gloriosos não era boa. A Cidade 07 era estratégica para o país e a perda dela para os maiores inimigos foi um golpe duríssimo. E a República do Botafogo sofreria ainda outro grande golpe. Em uma outra frente de batalha, o exército glorioso lutou bravamente numa ofensiva para tomar o Monte Brasil, que abriria caminho para tomada do reino Libertadores. Muito próximo ao objetivo, estranhíssimos eventos envolvendo um soldado raso traidor e uma espiã (muitos acreditam que estava a serviço dos coloridos) obrigaram os gloriosos à rendição, mesmo lutando em terreno favorável e contra o fraco e assustado exército dos figos, que semanas mais tarde se revelou aliado dos coloridos.

O plano do Eixo de destruição da República do Botafogo parecia estar caminhando bem. A perda da Cidade 07 e a rendição na batalha pelo Monte Brasil pareciam que seriam fatais para o moral das tropas gloriosas. Mas os cidadãos da República do Botafogo são valentes e continuaram a resistir bravamente.

O ano seguiu com muitas batalhas e a República resistiu bravamente, mesmo após a grande ofensiva flamenga no segundo semestre, contando novamente com a quebra das convenções internacionais, com manobras que permitiram o exército flamengo a lutar apenas em terrenos que lhes eram favoráveis.

E a República do Botafogo resistiu à virada do ano, mesmo com os líderes do Eixo bravateando que “a Guerra não chegaria ao Natal”. O primeiro grande objetivo do Eixo é a tomada da importante Cidade 08. Após a perda da Cidade 07da maneira que foi, expulsar os invasores estrangeiros passa a ser de fundamental importância para o exército glorioso.

O primeiro grande combate dessa batalha foi uma ofensiva conjunta de coloridos e flamengos contra os republicanos, visando tomar a ponte “Guanabara”, uma das duas principais vias de acesso à Cidade 08. O exército colorido partiu de Laranjal com fama de ser indestrutível e poderosíssimo. Do fundo de suas trincheiras e de suas posições fortificadas, a resistência republicana aguardou a chegada, em uma marcha arrogante, das tropas coloridas.

E os coloridos pagaram caro pela sua arrogância. A bem postada defesa gloriosa destroçou os avanços coloridos. Usando táticas inteligentes, os gloriosos travaram um excelente combate. Surpreso, o Marechal de Campo colorido, um tal Renato Gaúcho, cometeu uma série de erros táticos e estratégicos e ao final dos combates, os coloridos foram obrigados a bater uma humilhante retirada. Mas o lado republicano sofreu importantes baixas. Perdeu completamente a Companhia Trigo, que cuidava da retaguarda no flanco esquerdo. As Companhias ZC e JH ficaram seriamente avariadas. O exército glorioso estava perigosamente enfraquecido para o próximo combate, contra as hordas flamengas, que avançavam ferozmente rumo à ponte.

Sem poder contar com a força máxima de seu exército, o Marechal de Campo Cuca teve que usar a inteligência para elaborar a resistência. E as táticas empregadas pelo exército glorioso pareciam dar certo. Os republicanos já haviam conseguido furar as linhas inimigas, infligindo sérios danos aos flamengos. Mas nenhum cidadão da República do Botafogo poderia contar que o exército da Gávea utilizaria novamente o método mais sujo de guerrear: os árbitros químicos e biológicos. Graças a esse torpe artifício, os flamengos conseguiram romper as linhas gloriosas, que ainda sofreram com a baixa definitiva da Companhia ZC e a baixa do Coronel Lucio Flavio.

Por mais valentes que fossem os soldados gloriosos, diante de tão maléfico expediente, não resistiram. A ponte Guanabara foi tomada pelos flamengos, que agora têm estrada livre para chegar às portas da Cidade 08.

Novamente, a imensa máquina de propaganda do Reino da Gávea fez pouco caso dos apelos gloriosos contrários ao uso de árbitros químicos e biológicos nas batalhas. E o fato de os flamengos terem se utilizado do mesmo artifício logo depois, numa batalha em outra frente, contra o exército cuscuz, somente aumentou a sensação de poder e auto-suficiência dos habitantes daquele Reino. O pan-flamenguismo parecia estar a caminho.

A situação na República do Botafogo, ao contrário, era crítica. A capital, General Severiano, estava em polvorosa. O país, acéfalo, com a súbita renúncia do presidente, mostrando uma fraqueza que seus soldados e habitantes nunca tiveram. Parecia que o Eixo lograria seu objetivo final, a destruição da República do Botafogo. Até que uma inusitada aliança muda os rumos da Guerra...

Nenhum comentário: