17.4.08

Diários da Guerra 13 - Trincheiras


O terreno não era dos mais favoráveis. A ausência do Coronel Lucio Flavio na batalha, um estudioso da guerra e conhecedor de táticas de suprimento ao ataque, foi bastante sentida pelo exército glorioso. Somando todos os pequenos fatores, percebe-se claramente que essa não foi uma batalha comum. Diferente do que está acostumado a fazer, o exército glorioso não avançou com sua divisão de blindados e com sua força aérea.

Ao contrário, os republicanos e os tugas cavaram trincheiras e mantiveram posições firmemente. Sem o responsável pelo suprimento e suporte às divisões de ataque, o exército glorioso pouco fazia para ameaçar as posições defensivas tugas. Os tugas, por sua vez, esbarravam na má qualidade de seus equipamentos bélicos e também não conseguiam ameaçar as trincheiras gloriosas.

Sendo assim, acabou sendo uma enfadonha batalha. Os gloriosos conseguiram romper a linha de defesa tuga, após um tiro do motorizado Diguinho, que acabou ricocheteando na blindagem WP (arma mais mortal dos gloriosos) e causou sérios estragos nas linhas inimigas. Nãom muityo depois, uma desatanção das baterias antiaéreas dos gloriosos permitiu que os tugas causassem danos às linhas republicanas.

Após a conclusão que nenhum dos lados conseguiria subjugar o inimigo, decidiu-se por um armistício, nos seguintes termos:

- A próxima batalha entre o exército glorioso e os tugas será na cidade de Engenhão, República do Botafogo, após a batalha decisiva pelo controle da Ponte Rio e da estrada para a Cidade-08;

- Como o exército glorioso causou baixas no exército inimigo em seu território, ficou acordado na trégua que, caso nenhum dos exércitos sofra ataques fatais do inimigo na batalha em Engenhão, o exército tuga se renderá e declarará a República do Botafogo vitoriosa no conflito.

Os gloriosos, conquistaram, portanto, uma importante vantagem no acordo de trégua. Que confirme a vantagem que tem, combatendo em território favorável, com melhor exército e apoio incondicional de seus cidadãos, na próxima batalha.

Nenhum comentário: