5.5.08

Diários da Guerra 20 - Derrota na Cidade 08

Nada é mais difícil para um correspondente de guerra do que escrever após uma derrota do exército de seu país, que ele segue com tanto afinco e tão apaixonadamente. As linhas abaixo refletem apenas o sentimento de quem as escreve e podem não encontrar eco entre o restante dos camaradas republicanos.

***

Precisando atacar para quebrar a resistência e galgar as posições no centro da Cidade 08, o exército glorioso até começou bem o embate. Apesar de não estar com o ímpeto ofensivo desejado, estava seguro e suas posições praticamente não eram ameaçadas. O modo como conduzia a batalha o resguardava e ainda fazia o exército glorioso ter controle das ações. Num golpe de sorte, conseguiu furar o bloqueio flamengo, em uma entrega de um carregamento de pólvora do Coronel Lucio Flavio, que era destinada para os blindados WP, mas acabaram sendo um ataque direto não intencional.

Tudo parecia favorecer os gloriosos. Agora, cada exército competia em igualdade de condições, ambos entrincheirados em partes do centro. O ânimo parecia estar todo com os republicanos e a prova disso era que os flamengos adotaram uma tática nada ortodoxa, beirando a insanidade. Mas que deu certo logo de cara, numa espécie de ataque que nunca poderia ter dado certo, não contra um exército profissional e bem treinado. Os gloriosos sofreram um duro golpe, e o sentiram. O moral e a disciplina dos republicanos foi reduzido a pó. Os flamengos avançaram, romperam definitivamente as linhas de defesa gloriosas e por fim chegaram a derrubar o prédio onde estava o QG do Marechal de Campo Cuca, que foi forçado a assinar rendição incondicional. As hordas venceram. O exército opressor dos flamengos tem agora o controle definitivo da Cidade 08. As tropas republicanas gloriosas falharam em seu propósito de liberar a cidade.

***

É necessário buscar respostas nessa derrota. É necessário que essa seja uma derrota didática, que ensine e fortaleça o exército e a República do Botafogo. Algumas questões / conclusões devem ser postas às claras:

1 – Parece que ficou claro que, ao final das contas, o exército glorioso não é tão poderoso como muitos pensamos. Não as suas tropas regulares, com as Companhias Alessandro e ZC deixando os flancos livres na retaguarda e sendo nulas na ofensiva. E muito menos as tropas de reserva, contando com os pelotões Fabio, Felício, Abedi, Marcelinho entre outras. São tropas mal equipadas, mal preparadas e que não sabem lutar. Quando juntas, o vitorioso exército da República do Botafogo se torna um projeto de exército de Brancaleone.

2 – A conclusão mais doída: nossos oficias mostraram mais uma vez que parecem não ter os brios necessários para conduzir o exército nos momentos mais difíceis e decisivos. O Marechal de Campo Cuca, o Coronel Lucio Flavio, o Tenente Coronel Túlio, todos se apequenaram diante do inimigo que atacava, como fizeram outras vezes, contra os próprios flamengos, ou contra os bambis ou os galinhas, em ocasiões passadas. Poderemos contar com sua liderança no futuro? Ou se apequenarão novamente no calor da batalha decisiva? Essa é questão que atormenta os republicanos.

É tempo de baixas? Sim, é, especialmente de tropas desnecessárias (e pior, que atrapalham) da reserva. Mas também é tempo de levantar a cabeça, olhar para o horizonte e perceber que o mundo segue e a República do Botafogo continua sólida como uma rocha, servindo de abrigo e de norte filosófico e ideológico para milhões e milhões.

O Monte Brasil, verdadeiro objetivo glorioso, continua na ordem do dia. E a batalha já se avizinha, contra um inimigo sedento de vingança por derrotas que nossa República os impôs em passado recente.

Defender as cores, a bandeira e os ideais da República do Botafogo é algo que deve sempre orgulhar seus cidadãos. O período de luto e reflexão pela derrota deve existir, mas a tristeza deve dar logo lugar à mobilização e ao otimismo na frente do Monte Brasil.

A República do Botafogo é infinitamente maior que a Cidade 08. E sua estrela não será ofuscada por essa derrota.

2 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente, meu camarada, só tenho uma coisa a dizer...
"BRANCA BRANCA BRANCA, LEÓN LEÓN LEÓN..."

VS.FISIOTERAPIA disse...

concordo em 90%. so acho que muitos esperam de lucio flavio e tulio. eles sao bons e ponto.
lucio eh otimo quando da companhia de um meia atacante de respeito.