1.5.08

Diários da Guerra 19 - Preparação e Mobilização

Imagem de uma das muitas manifestações de otimismo vistas nas ruas de General Severiano, capital da República do Botafogo

O exército glorioso está com o pensamento fixo na ofensiva ao centro da Cidade 08, que culminará com sua tomada definitiva. Sendo assim, está completamente alheio à agitação no reino inimigo, que no campo militar movimentou tropas para um combate em outra frente, no campo político vive grave crise econômica e no campo diplomático viu seu gordo embaixador enfiado num patético escândalo sexual envolvendo travestis.

Cuca, o Marechal de Campo glorioso, está aproveitando a breve trégua estabelecida entre os dois exércitos para preparar o ataque. A Força Aérea Gloriosa está sendo preparada com uma forte ofensiva. A volta do grupamento de caças rápidos JH é comemorada no exército. Há ainda a presença da divisão de tanques WP, principal arma de ataque gloriosa e que inspira verdadeiro pavor nas linhas flamengas.

O exército trabalha arduamente. A preparação para o combate segue firme e à toda. Uma boa batalha virá, e todos têm plena convicção de que subjugarão o inimigo e tomarão as posições estratégicas no centro da Cidade 08, conquistando-a definitivamente.




Se no exército é tempo de preparação, entre os civis republicanos, é tempo de mobilização. Todo apoio da população é fundamental. Por isso, o governo republicano lançou à venda os “Laços da Vitória”, pequenos cartões que tinham preço entre 15 e 40 e cuja arrecadação será destinada a manutenção das tropas em combate. O chamado foi um sucesso e depois da adesão de milhares de gloriosos, os Laços da Vitória foram esgotados. O clima entre os populares é ótimo e todos estão apoiando e dando suporte aos bravos soldados.

No governo, a situação não é diferente: todos apostam numa vitória gloriosa. Num discurso pelo rádio, que foi transmitido por toda a República do Botafogo, um dos membros do Estado Maior glorioso revelou, cheio de otimismo e confiança, os planos de ataque:

Ouçam-me camaradas! No dia 04 de maio, às 16:00, a nossa artilharia e os nossos blindados abrirão fogo sobre o inimigo. Então virá a nossa força aérea, lançando bombas e metralha sobre eles. No momento do ataque aéreo nossos blindados atacarão o flanco mais vulnerável do inimigo, semeando pânico em suas fileiras. Agora temos blindados e aviões! Avante, camaradas da frente, soldados valentes do povo glorioso! A vitória é nossa!

Tal discurso aumentou ainda mais o ânimo e o moral, tanto das tropas quanto da população gloriosa. A reação foi imediata. O jornal glorioso 21 de Junho publicou o seguinte editorial:

Todos os flamengos que pensam que tirarão vantagem de suas posições no centro da cidade, são como o homem tolo que construiu sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, vieram as tempestades, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi sua ruína.


Esse correspondente da guerra toma a liberdade para acrescentar ao editorial do 21 de Junho: e a tempestade certamente virá. Virá em forma de uma ofensiva implacável e da aniquilação do inimigo. Virá na forma de uma chuva de Fogo.

E quando a tempestade vier, ela lavará todas as nossas lágrimas. Restará aos gloriosos sorrir e celebrar a vitória.

5 comentários:

Luigi Ricardo disse...

Psicodelia pura, sr. DRP. Sem problemas, nossas tropas receberam o reforço que faltava: Companhia Thiaguinho! Agora, de fato, nossos problemas acabaram (risos). Abraços,

Profeta do óbvio disse...

Parabéns pelo blog.

Essa foto com a faixa "venceremos" está sensacional. Ela é da torcida do Botafogo msm? de que ano?

SAN

Unknown disse...

"Venceremos" é a palavra mais apropriada para este comentário. E é só.

Até lá!

Unknown disse...

21 de Junho de 1989.
Início do Calendário Glorioso.
VENCEREMOS!

DRP disse...

Profeta do óbvio, na verdade achei essa foto no google. Não sei muito sobre ela. Me parece que é de Portugal e nem sei se é a respeito de futebol. Mas, a foto em preto e branco, com a mensagem "venceremos", a estrela e um cara com a camisa listrada segurando a faixa...não tinha como não usar. Era muito boa.

sds botafoguenses (e botafoguistas)