9.6.08

Vitória com contradições

Num momento que era crítico, o exército glorioso impôs uma importante vitória frente aos coxas. Importante porque manteve o exército glorioso vivo no front e a cidade de Engenhão inexpugnável. Importante para o moral do exército, agora sob novo comando e também da população, que carecia de uma demonstração vitoriosa de seus soldados.

Mas mesmo lutando em terreno que lhe é altamente favorável e contra o um oponente mais fraco, a vitória na batalha não veio sem certa dose de aperto e preocupação. As mudanças promovidas pelo novo Marechal de Campo Geninho na disposição dos batalhões do exército tornaram-o um tanto defensivista. O exército glorioso parece basear sua tática agora em resistir na retaguarda e avançar quando o momento lhe é favorável – ao invés de forçar o avanço e pressionar para ganhar terreno.

Basear-se em “resistir na retaguarda”, no entanto esbarrou, ao menos nessa recente batalha, numa contradição fundamental. Primeiro, o exército glorioso parece não ter preparação adequada para resistir a batalha toda. Os soldados esgotam-se com facilidade alarmante. Novamente, a polícia política e agencias de inteligência republicanas investigam se isso é fruto de traição aberta e deliberada do antigo comando militar ou simplesmente incompetência daqueles.

Sem preparação militar ou física adequada, soldado da Companhia Edson é flagrado dormindo em seu posto. Tal descuido quase foi desastroso para os gloriosos


Segundo, porque não há retaguarda que resista quando conta com tropas tão indigentes e incompetentes como a Companhia Edson, o Pelotão de Granadeiros RS e ainda a maltrapilha Companhia Bruno Costa em alerta na reserva. Sem qualquer explicação, as tropas do Tenente Ferrero continuam alijadas do exército. Qual o motivo? Mistérios insolúveis de General Severiano. Milhares de gloriosos foram às ruas protestar contra a não utilização de nossas melhores tropas da retaguarda.

Essa inexplicável recusa dos diferentes comandos militares em utilizar as Brigadas Internacionais do Tenente Ferrero mostra mais uma contradição na República: de que adianta o ministro Rotemberg e outros membros do governo viajarem mundo afora fazendo campanhas de recrutamento para as Brigadas Internacionais Gloriosas se o comando do exército simplesmente se recusa a utilizar os brigadistas em combate?

Nem mesmo a vitória na batalha impediu que milhares de gloriosos fossem às ruas exigir a utilização das tropas do Tenente Ferrero nos próximos combates

8 comentários:

snoopy em p/b disse...

mais um grande texto...
parabéns e obrigado!

DRP disse...

Fabio, sou eu quem agradeço pelo elogio...

abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Hahaha!
Muito boa, Danilo!
Certamente que eu estou no meio desta multidão, cara!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Cara, vc tá cada vez mais inspirado. A foto do soldado da companhia edson dormindo está muito engraçada e a faixa na manifestação tb. Ferrero, porra! esse deveria ser o slogan da campanha pró-hermano.

SA,
Cleber

Sérgio "Sem Alcunha" Luiz disse...

Esse tratamento devensivo do nosso Marechal de Campo me preocupa, apesar de não termos a uma linha de frente muito contudente, talvez com a entrada das Brigadas Internacionais do Tenente Ferrero iremos nos sentir mais seguros...

Ps:. As duas fotos desse Post foram muito fodas!!!

Unknown disse...

Galera, por ser amigo de longa data do autor desse blog, resolvi homenageá-lo com uma comunidade no orkut que, não sei por que cargas d'água, ele ainda não divulgou!

Pois então! Entrem e divulguem! Esse belo blog merece cada vez mais leitores.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=55424785

Danilo, toma vergonha cacete!

Anônimo disse...

Lendo a coluna do Severiano, conheci esse blog.È o mais inteligente que conheço, parabéns "drp" suas críticas, colocações e etc... é 1000000000
Ferrero já. Fico feliz sabendo que exite alvinegro como você abs
Jocélia

Sérgio "Sem Alcunha" Luiz disse...

Com certeza esse é o melhor bolg que já li!!!!
Já estou divulgando...