17.6.08

Herói do passado, solução do presente?

O General Tulio, herói dos gloriosos em tempos passados

Diante da apatia e da pouca disposição para o combate das tropas republicanas, cresce entre os gloriosos um movimento pela re-incorporação ao exército de um dos grandes heróis de guerra da nação: o General Túlio. Com absoluta certeza o General Túlio é, depois dos heróis da Revolução de 89, o grande personagem da História recente da República do Botafogo.

Imagem de uma época espetacular para a República, repleta de épicas batalhas, memoráveis vitórias e grandes conquistas, em especial quando ele, General Túlio, liderou o exército contra os peixes para, em Paulicéia, conquistar todo o subcontinente brasileiro na histórica Batalha de 1995.

Era uma época que o exército glorioso era temido por todos. Era uma época em que todos os inimigos tremiam à simples menção do nome do General Túlio. Era uma época que o exército glorioso era requisitado até mesmo para ir para as mais longínquas terras estrangeiras para enfrentar a vilania dos turins e liberar a bela cidade de Tereza Herrera... Dono de uma personalidade ímpar, o General Túlio proporcionou grandes alegrias a todos os gloriosos.

Mas sua volta agora, após tantos anos fora, vivendo como um oficial sem bandeira, combatendo pelos países que o contratem, vale a pena? A princípio, esse correspondente diz que não, mas sem qualquer convicção. O jornal 21 de Junho, ciente dos anseios da população, publicou uma matéria com alguns prós e contras da re-incorporação do General.

PRÓS

* A personalidade do General Túlio pode trazer uma atitude mais positiva aos soldados e aos cidadãos gloriosos. Hoje, gloriosos do exército e do povo são vistos pelo mundo hora como apáticos, hora como chorosos. A forma como o General Túlio se comporta em batalha pode ajudar a aumentar a auto-estima dos gloriosos, que anda meio em baixa.

* Ainda que lutando em batalhas menores, ele ainda é um bom General. Sabe organizar e executar uma ofensiva como poucos.

* Ele é um grande herói de guerra, respeitado e querido por todo o povo republicano.

* As tropas voltadas para a ofensiva no exército não são lá confiáveis: a Divisão de Tanques WP, o Grupamento de Caças Rápidos JH e a Esquadrilha F-18 causam pouquíssimo dano às tropas inimigas. E se incorporam ao exército o pobre Pelotão Vanderlei, por que não incorporar um herói condecorado e sabidamente eficiente?

CONTRAS

* O General Túlio foi um grande soldado da República, mas há anos atrás. O tempo passou, a guerra evoluiu e o General ficou velho, não tendo mais condições de combater num exército de elite como é o glorioso.

* No auge de seu período na República, não muito tempo depois que ele foi condecorado e promovido a general, Túlio desertou do exército e foi se juntar aos curingas. Foi aí que se iniciou sua carreira de soldado errante a serviço do governo que estiver disposto a contratá-lo.

* Fazer sucesso combatendo guerrilhas fracas e mal armadas não significa que o General fará o mesmo combatendo exércitos mais fortes e organizados.

* O General já voltou a combater pela República após sua conturbada deserção e adesão aos curingas, sem sucesso algum. Como agora, mais velho e cansado da guerra, ele daria resultados?

* Com a incorporação do Pelotão Vanderlei, o exército glorioso passou a ter muitas tropas. O ideal agora é preparar as tropas existentes. Um exército inchado e com tropas que pouco ou nunca combatem é problemático.

Ainda no jornal 21 de Junho, ao final da reportagem há uma pergunta aos gloriosos: e você, o que pensa dessa idéia?

O General Tulio faz parte do imaginário popular glorioso. Mas, efetivamente, ele ainda pode ser útil ao exército?

4 comentários:

Unknown disse...

TÚLIO, O GRANDE, DEVE VOLTAR À SUA CASA, DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO.

Anônimo disse...

Claro......Túlio continua artilheiro......Os perebas dos atacantes perdem gols que o Túlio com uma perna só faria.
Volta Túlio.

Um abraço.
Geninho Moreira.

Anônimo disse...

TULIO NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO!

95 JÁ PASSOU FAZ TEMPO

Rodrigo Federman disse...

Danilo, nossas preces foram ouvidas, cara!
El hermano está de vuelta à zaga!
Abs e SA!!!