3.6.08

Que fazer? Questões palpitantes da nossa República


Um espectro ronda a República do Botafogo – o espectro da crise. Todas as potências da velha ordem se unem para criá-la e exacerbá-la: os flamengos e sua imensa máquina de propaganda, os radicais coloridos, os de Paulicéia e as forças de segurança de Jerimumlândia. Que inimigo da República não tem acusado os gloriosos de chorosos e derrotados? Que inimigo da República não tem dito que o botafoguismo está em decadência? Duas conclusões decorrem desses fatos: 1º) Apesar do momento de instabilidade, a República do Botafogo é de fato reconhecida como potência entre seus inimigos, que pretendem derrubá-la. 2º) É tempo dos gloriosos exporem, à face do mundo inteiro, que não aceitarão tais provocações, que manterão posição firme e continuarão com o caminho de crescimento do país.

As recentes (e graves) derrotas militares que ocasionaram mudanças no oficialato glorioso, somadas às turbulências políticas e econômicas que a República vêm enfrentando, causam clima de ansiedade e preocupação entre o grosso dos cidadãos gloriosos. O país inteiro, governo, exército, populares, se vê diante da seguinte questão: que fazer?

Por mais clichê que soe, a primeira e mais importante providência é manter a cabeça no lugar. Calma agora é fundamental. A República, por mais que tenha avançado e se reforçado nos últimos anos ainda vive um período delicado. E sabendo disso, seus inimigos históricos investem contra ela como abutres na carniça. São falsas notícias, boatos perigosos, informações dúbias, tudo com o propósito de lançar dúvidas, questionamentos e enfraquecer a vontade de ação dos republicanos.

Talvez seja uma hora para fechar as fronteiras. Essa drástica medida da República, de se voltar para si, buscando blindar-se de maléficas influências externas pode ser necessária. O governo, o exército e o povo estão influenciados demais pela propaganda inimiga, pelas provocações dos que historicamente querem ver o botafoguismo morto.

As pressões por resultados que não têm vindo recentemente devem existir, é claro. Afinal somos uma nação forte e poderosa, com história de grandes conquistas feitas em nome dos altos ideais republicanos. Mas recentemente, é perceptível uma pressão assustadora, que faz qualquer batalha ser tratada como a “última, derradeira e decisiva batalha” e qualquer fracasso ser encarado como o “último passo antes da queda da República”. Pois essa estratégia de aumentar a tensão e a reação drástica por eventuais percalços vem claramente dos ministérios de propaganda inimigos da República.

Comparativamente, há países sem quaisquer conquistas faz muito tempo, sem essa pressão. Não há nenhum país que demonstre percentual de crescimento como os que a República do Botafogo vem apresentando ano a ano. A situação está melhorando. Apesar de ainda ser complicada, a situação melhora a olhos vistos.

Defeitos existem, devem ser reconhecidos e corrigidos. Mas sempre com visão estratégica, pensando no que é melhor para o país e não pensando no imediatismo. Na situação (ainda) pós-revolucionária que a República se encontra, após a ditadura de horror que nos custou a 1ª Colônia, desespero e imediatismo são tão inimigos da República quanto os flamengos, os bacalhaus ou os coloridos.



Nas recentes batalhas foi possível chegar à dolorosa conclusão que o exército republicano não é nem tão poderoso nem tão bem preparado para a guerra como gostaríamos. É por isso que, mais uma vez, a República do Botafogo se fia em seus valorosos cidadãos para defender a bandeira e os ideais do botafoguismo.

Deixemos de acreditar nas mentiras, boatos e exageros da propaganda inimiga. Passemos a acreditar mais no poder da Estrela republicana. Deixemos de nos preocupar com as bobagens ditas pelos que nos querem ver mal. Passemos a nos concentrar em nós, em nosso país, em corrigir nossos erros e em manter e ampliar os acertos.
Que os ventos varram para longe as nuvens negras que se avizinham. A estrela há de brilhar, como sempre brilhou. A República é forte. O botafoguismo triunfará.


Um comentário:

Sérgio "Sem Alcunha" Luiz disse...

Excelente texto.
Essse texto deveria ser mandado para a diretoria do Botafogo para que fosse lido por todos sos jogadores, comissão técnica e etc...
Derrubar barreiras, é isso que precisa a República GLORIOSA do Botafogo!!!!!!