14.6.08

Fracasso preocupante

Antes da batalha, o exército glorioso avança pelo lago, para atacar os guaíbas

Quando o exército glorioso marchou para o sul, para as distantes planícies pampas, para enfrentar os guaíbas em sua cidade à beira do lago, exalava confiança. Os soldados cantavam canções de guerra e de exaltação à vitória. Também, pudera. O exército glorioso tinha por hábito invadir a capital guaíba ao menos uma vez por ano e pilhar preciosos pontos, importantes para a manutenção da República. Somava-se a isso a segurança dada pelo Marechal de Campo Geninho, que garantia que o exército teria uma retaguarda sólida como diamante, com a Tropa de Granadeiros RS e a Companhia Edson. E mais, que o Pelotão Vanderlei devolveria todo o poder de fogo e destruição do inimigo no front.

Do outro lado, o terror era evidente. Os soldados guaíbas rezavam por suas vidas. As mulheres e crianças da cidade tinham sido evacuados para os subterrâneos. Todas as tropas guaíbas estavam a postos, com olhares assustados, nos altos muros de sua capital.

Mas a guerra não é tão simples assim. O passado não combate. Logo que os soldados gloriosos deixaram seus botes na beira do lago e cruzaram os portões, entrando na cidade, foram surpreendidos por um franco atirador, que do alto de um campanário, fez grande estrago na linha republicana. As fraquezas do exército glorioso começaram a se evidenciar. Nenhum pelotão ou divisão ia bem. E as coisas pioraram quando, numa total falta de coordenação e eficiência, as tropas do Major Tulio e do Sargento Leandro fizeram fogo uma contra a outra. O fogo amigo permitiu aos guaíbas o avanço e mais estragos foram feitos nas linhas gloriosas.

A destruição completa de uma divisão blindada da retaguarda guaíba ainda deu um alento e esperança aos gloriosos. Mas tais sentimentos resistiram pouco. Vítima de sua falta de capacidade e baixíssimo poder de fogo, o exército glorioso sucumbiu. Ao verem que o exército republicano já não era mais motivo de tamanho terror, as mulheres e crianças guaíbas voltaram para as ruas. Até mesmo o comércio reabriu. Apenas quando tudo já estava resolvido e o exército glorioso já preparava a retirada, a Companhia Alessandro lançou uma bomba que destruiu algumas lojas, mas sem maiores danos para a capital guaíba.

A retaguarda não é sólida como diamante, é frágil como porcelana. O Pelotão Vanderlei parece ser tão inofensivo quanto um filhote de coelho. Isso se estende para as tropas de ataque do exército. As Brigadas Internacionais Gloriosas continuam fora. O Marechal de Campo Geninho acena com a incorporação ao exército da tal Companhia RC, da academia militar bacaxá. O que será que guarda o futuro para a República? Esperamos, no mínimo, dias melhores.



Após retumbante fracasso, as tropas republicanas batem em desordenada retirada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog, continue assim e avante tropa do fogao!!!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, infelizmente não dá para imaginar uma reação da nossa tropa, sob o comando do capitão pança!

Abs e SA!!!