23.6.08

Quem vigia os vigilantes?

General Severiano, a capital da República do Botafogo, é uma cidade lindíssima. Possui uma arquitetura única, amplas e arborizadas avenidas e uma série de estátuas, fontes e monumentos homenageando os grandes heróis gloriosos. Uma cidade que respira história e inspira a todos os gloriosos. Não por acaso é cenário de peregrinação do povo a cada conquista do país.

Mas a despeito de sua beleza rara, a cidade de General Severiano tem seus mistérios, a maior parte deles vindo do Palácio do Governo. São muitas as perguntas do povo glorioso em relação ao seu governo, todas sem respostas ou com meias respostas, que na maioria das vezes são piores que as perguntas não respondidas. Membros do governo dizem que a gestão é absolutamente transparente. Portanto, nada mais justo esperarmos respostas para as nossas perguntas.

* Quando vai ser resolvido o problema dos atrasos dos soldos dos militares?
* E aquele projeto de transformar a cidade de Engenhão no maior pólo cultural e artístico do continente? Existe ainda? Não? Por que? Sim? Por que ninguém sabe de nada dele então?
* Já foi formalizada a renovação do contrato comercial que rende royalties ao governo? Se sim, por quanto? Se não, por que?
* Existe de fato uma aliança polítco-militar com os paramilitares da tribo bacaxá? Se sim, quais são as bases dessa aliança?

Mas nenhum mistério ou coisa além da compreensão é mais que estranho papel dos “colaboradores” do governo.

* O que são esses ministros sem pasta?
* Qual a autoridade deles?
* Qual o critério para eles serem chamados? Eles estarem de bom humor?
* Qual o critério para eles saírem? Eles estarem de mau humor?
* Se eles não são ministros oficiais e não fazem parte da estrutura formal do governo, a quem eles respondem e prestam contas?
* Por que as incorporações de novas tropas e soldados são feitas por gente que oficialmente não é do governo, logo não presta contas a ninguém?
* Como atuam os ministros oficiais? Aqueles que fizeram parte de chapas, foram eleitos e por isso são legitimados pelo governo e pelo povo? Aliás, eles existem? Como eles lidam sabendo que as funções que deveriam ser deles são exercidas por ministros sem pastas, ligados à estrutura apenas informalmente?
* Quando o presidente se cansou do governo, renunciou, voltou atrás e se licenciou, quem assumiu oficialmente foram os colaboradores extra-oficiais. Como pôde isso? A República não tem um vice-presidente instituído? Onde ele estava?

Mistérios insolúveis dessa nossa tão sofrida República do Botafogo...
.

Gente lucrando às custas da desorganização do governo e do sofrimento do povo... será essa uma suposição tão distante da realidade?

3 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, meu amigo! E estas perguntas são, por hora, mistérios...

Abs e SA!!!

Gil disse...

Danilo, se não existem ou não forem dadas as respostas, o povo GLORIOSO precisa se rebelar contra o governo.
O povo GLORIOSO, e por respeito aos seus heróis, não merecem passar por tanto sofrimento e descaso.
Abs e Sds,BOTAFOGUENSES!!!!

snoopy em p/b disse...

puts!
cara, perfeito!

chega de amadorismo!