10.6.08

Novo comando...antigos métodos?


No que estará pensando o novo Marechal de Campo glorioso?

Após um longo período de grandes esperanças, alegrias fugazes e gigantescas decepções em suas campanhas militares, o governo republicano optou pela troca no comando no exército glorioso. Sim, o novo oficialato é novo e merece crédito por isso; sim o novo comando iniciou a nova fase do exército glorioso defendendo bem a cidade de Engenhão dos invasores coxas, que foram repelidos.

Mas alguns acontecimentos nessa transição do comando são sintomáticos e merecem ser analisados à uma luz mais clara. O mais estranho desses acontecimentos, sem dúvida alguma foi a incorporação do Pelotão Vanderlei ao exército glorioso. Recentemente, o Pelotão Vanderlei estava em academia militar que era comandada pelo atual Marechal de Campo glorioso, Geninho. Nesse período, tal pelotão era alijado dos combates. Agora, incorporado ao exército glorioso, o Pelotão Vanderlei é tratado como a grande força da vanguarda republicana e já estará presente nas próximas batalhas.

Tão estranho quanto a incorporação e o status instantâneo de força do Pelotão Vanderlei é a recusa insistente do Marechal de Campo em utilizar as Brigadas Internacionais do Tenente Ferrero. Reconhecida pelo povo como a melhor tropa defensiva, a Brigada do Tenente Ferrero parece estar totalmente descartada nos planos do Marechal. Quando vemos por quais tropas as Brigadas são preteridas, a recusa do Marechal de Campo em utilizá-las chega a níveis alarmantes.

O comando mudou. Mas a chegada do Pelotão Vanderlei, por interferência do Marechal em pessoa e sua rápida ascensão de status no exército lembra muito, por exemplo, a incorporação da falida Companhia Bruno Costa, vinda por influência do antigo comandante. A insistência do novo Marechal em utilizar tropas indigentes, como a própria Companhia Bruno Costa, em detrimento das Brigadas Internacionais e sem qualquer explicação convincente também lembra muito a gestão do antigo comandante.


O comando mudou. Mudaram os métodos? O tempo e as realidades da guerra nos dirão.



As Companhias Bruno Costa e Edson, o Pelotão Vanderlei, os Granadeiros RS e outros saúdam a chegada dos novos oficiais comandantes - são soldados ou há uma "turma da panela" no exército glorioso?

4 comentários:

Ruy Moura disse...

Magnífica ilustração!

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Rodrigo Federman disse...

A turma da panela só aumenta, Danilo!
Abs e SA!!!

Sérgio "Sem Alcunha" Luiz disse...

Temos que berrar dentro da Cidade de Engenhão:

QUEREMOS FERRERO!!!!!!!!!!!!!

DRP disse...

Sergio, obrigado pelo elogio no comentário de baixo. E é isso mesmo: hora de mobilizar, não só pelo Ferrero, mas pelo melhor time possível, sem panelinhas...

Abraço,
Danilo