12.6.08

É tempo de falar

É preciso falar. O silêncio agora nos torna coniventes. Há coisas estranhas acontecendo na República, coisas que devem ser mexidas, questionadas e, principalmente, esclarecidas. O clima está tenso entre os republicanos. O povo está em alerta. Há nas ruas de General Severiano ou de Engenhão, as duas principais cidades gloriosas, um certo grau de descontentamento com o comando militar e com o governo.

O Marechal de Campo Geninho já assumiu o posto em clima de grande insatisfação e desconfiança popular. Insatisfação herdada do antigo comando, que fracassou sempre que não podia. Desconfiança do povo, que em grande parte não acredita que Geninho seja um Marechal capaz de liderar o exército glorioso e fazê-lo corresponder às altas expectativas da população.

E apesar de em sua primeira batalha o exército ter conseguido, ainda que a duras penas, repelir a tentativa de invasão coxa a Engenhão, seu início como Marechal de Campo glorioso não é dos melhores. A formação altamente defensivista em batalha, a incorporação de tropas oriundas de suas próprias academias militares (que não serviam em outros exércitos liderados por ele) e principalmente a forma arrogante com que trata da inexplicável ausência do Tenente Ferrero do exército criam grandes pontos de interrogação na cabeça dos cidadãos gloriosos.



Cartaz de propaganda do governo reflete o pensamento oficial


A situação no governo também não é das melhores. Porque simplesmente parece não haver mais governo. Talvez a proximidade do fim do mandato, talvez problemas internos entre os ministros, mas nas praças e bares de General Severiano comenta-se que há um clima de “o último que sair apaga a luz” no Palácio do Governo. Silêncio é a ordem no alto escalão republicano. Para todo e qualquer assunto. Nem o influente jornal 21 de Junho consegue ter acesso aos governantes.

Medidas impopulares, como a briga inútil com as organizações político/populares gloriosas, o aumento exagerado de impostos e a distribuição da população em Engenhão foram feitas de cima para baixo, sem quaisquer esclarecimentos. A revisão de tais medidas, idem. E agora ninguém sabe exatamente qual o valor dos impostos ou para quais bairros deve-se deslocar durante as batalhas.

As ofensas que o povo glorioso sofreu em paulicéia contra os curingas ficaram impunes. A revolta contra a agressão covarde sofrida pelos soldados em Jerimumlândia foi aquém do necessário. O julgamento por crimes de guerra do Esquadrão de Tanques AL-4 acabou em fiasco para a República. Ninguém sabe ao certo a real situação financeira do país. Ninguém sabe a quantas anda, ou se anda, o grande projeto que irá transformar a cidade de Engenhão no maior pólo cultural e artístico do continente. Ninguém sabe de como andam as obras nas cidades de Caio Martins e Marechal Hermes. Ninguém responde aos boatos de que a cidade de Engenhão pode deixar de ser republicana para tornar-se área de administração internacional. Ninguém sabe se haverá novas baixas ou incorporações no exército. Ninguém diz a verdade sobre o tenente ferrero. Ninguém do povo sabe de nada porque ninguém do governo fala nada sobre isso. E a impressão que se tem é que não existe mais no governo alguém com autoridade ou com vontade de fazê-lo.

O governo atual tem o respeito e a gratidão de todos os gloriosos. Foi o governo que promoveu a revolução gloriosa, que acabou com a infame ditadura que nos fez até mesmo perder nossa 1ª Colônia. Foi o governo que devolveu boa parte do orgulho e da respeitabilidade da república do Botafogo. Mas ao mesmo tempo que promoveu tantas coisas boas, teve lá seus erros, e os tem ainda. Só que se criou uma certa paranóia que diz que quem critica esse atual governo, o faz ou porque é agente flamengo infiltrado ou porque é um saudosista dos tempos negros da ditadura.

Amar a República e apoiá-la sempre não é simplesmente concordar com tudo. Ao contrário. É saber reconhecer quando há coisas erradas e questioná-las. Queremos e exigimos um governo que dê atenção ao país e aos anseios de sua população. Queremos e exigimos um comando militar que selecione o melhor exército possível e dê respostas francas às perguntas do povo.

O silêncio agora é inimigo. E se um dos principais lemas de nossa República é E ninguém cala, não há hora mais apropriada para segui-lo . Por isso, glorioso, fale.

Não acredite nisso.

9 comentários:

snoopy em p/b disse...

de minha parte, o governo não tem mais apoio.
porque, se não tem mais governo, o que estarei apoiando?
é preciso saber que se trata de um exército muito glorioso para ficar à deriva.
temos que ir às ruas exigir diretas já!
nada de ditadura!!!
o "governo" tem, sim, reconhecimento pela recuperação da primeira colônia, com o conseqüente resgate da dignidade.

não podemos aceitar que calem a boca do tenente ferrero e de todos os gloriosos.

chega disso!

Guilherme Basto Lima disse...

Muito bom, excelente, genial.

abraços e S.A

Anônimo disse...

Clap Clap Clap! Tiro meu chapéu. Esse é o melhor post do blog, concordo com tudo! E as imagens estão cada vez melhores, de onde você tira?

SA
Cleber

Unknown disse...

Concordo, mas, por fazer parte da ala mais moderada da República, meu silêncio tem outro nome: observação.
A República precisava de um comandante firme, que não fraqueja nos momentos decisivos, e parece que agora temos um comandante nesse perfil.

A respeito do Tenente Ferrero, acredito que sua desmotivação é antiga, frutos dos privilégios que o antigo comandante dava a certos batalhões, que comiam o filé mignon enquanto a outros sobrava o bofe de segunda.
As declarações não foram pouco amistosas, mas diretas: esperemos maior motivação por parte de nossa brigada internacional a partir de agora. Que se motive com o novo comandante, e possa mostrar seu poder defensivo.

A escolha pelo pelotão Vanderlei é estranha, mas, tendo visto o pouco poder de fogo da infantaria mecanizada F-18, e também pelo fato dos caças rápidos JH estarem em reparo, a aposta pode ser válida.

Parece que nossas forças armadas estão com um perfil muito de proteger a retaguarda, mas o ímpeto com que partimos para cima dos coxas na cidade de Engenhão pode indicar o contrário.

Esperemos.
Mas não nos calemos quanto aos desmandos do Alto Comando da República.

========

Sugiro que o administrador desse post lance campanha para alistamento militar:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=55424785

Rodrigo Federman disse...

Exelente post, Danilo!
Faço coro às palavras do Fábio!
Abs e SA!!!

Gabrielbfr disse...

Vo0lto a dizer que prefiro pensar que o Ferrero não se recuperou completamente de alguns danos em batalha, e talvez esteja com oral baixa.

Gabrielbfr disse...

e deu descobri(muito sem querer)qual é o significado de uma imagem que você colocu, muma co um texto dizendo "venceremos" e uma estrela lembrando o símbolo da fjb.É de um movimento chileno, da época das ditaduras na América do Sul.

DRP disse...

Primeiro, com um certo atraso, agradeço aos elogios.

Cleber, eu tenho um pequeno "acervo" de fotos e posters de guerra e propaganda política. Mas quando meus arquivos não são adequados à idéia do texto, não tem jeito: é pesquisa e paciência. E o incrível é que a única foto que eu usei sem saber a origem, o Gabriel acabou de dizer o que é! Sencasional, obrigado pela informação.

Danilo, meu companheiro de tantas batalhas pelo Glorioso. O problema é que o Geninho, que é quem poderia estar em silêncio para observações, já falou. Disse, até em tom meio arrogante que Ferrero é reserva do RS e do BC. Indicou um peixe dele, que nem banco era no Atlético (e o ataque deles é Marques e Almir!!!) e virou titular no Botafogo. E está indicando mais um peixe, outro "Costa do Boavista"...

Quanto ao Ferrero, baseado na entrevista que ele deu e em relatos de quem cobre o Botafogo diariamente (especialmente o VA), parece que ele está muito bem, fisicamente, tecnicamente e querendo jogar. Claro, ele deve estar com o moral baixo porque não joga e a maiorria das vezes nem relacionado é. E como ele não vive na lua, sabe que a torcida quer vê-lo jogando.

Mas o silêncio maior e mais grave não vem do exército, mas da política. Preocupa mesmo esse silêncio governamental sobre tudo. Cada dia surge um boato. Soldos atrasados, fim do patrocínio porque a renovação não foi discutida, perda do Engenhão... são todos boatos plantados? Podem até ser, mas ninguém sabe porque ninguém do governo se manifesta.

Aliás, quem é o governo? Um presidente que sai e volta quando quer, um monte de "colaboradores". o que são esses ministros sem pasta? Quem são? Por que não tem pasta, se são eles que mandam? Quando o Bebeto renunciou / desitiu de renunciar / se licenciou, ninguém falou nada do vice presidente. A gestão passou pros colaboradores, nenhum com cargo oficial. E se eles não tinha cargo oficial, quem assinava pelo clube? Aliás, será que é justamente por não ter esse vínculo que esses caras aceitam ser "colaboradoes"? Por que se der zebra, oficialmente eles não têm nada a ver com nada e tiram o corpo fora?

São todas essas perguntas e boatos sem resposta por parte do governo que me deixam preocupado.

Quanto ao time, por mais que faça críticas ao novo Marechal, estou confiante, inclusive para hoje. Acho que marchamos rumo a uma vitoria nos pampas. Tomara que sim.

Gabrielbfr disse...

Estou fazendo uma petição para a vola de uma tropa que deu vitórias de sobra para a República, os fuzileiros Maravilha.Em breve, gostaria da colabora ção deste informe para sua divulgação.