9.9.08

Semelhanças históricas

Um importante historiador republicano publicou um interessante artigo no jornal 21 de Junho, a respeito da grande batalha dos gloriosos contra os coxas, reproduzido abaixo.

"Na longa história das guerras, é perfeitamente possível traçar paralelos e fazer comparações entre duas batalhas de épocas diferentes. A grande batalha contra os coxas guarda algumas semelhanças com uma outra vitória época da República do Botafogo.

O ano era 1995. O exército glorioso estava cada vez mais forte, numa ofensiva que impressionava. Sob o comando do General Túlio, o maravilhoso general dos gloriosos, o exército republicano marchava, avançando sobre os inimigos. Foi nesse momento que foi desafiado. Os pequis, confiando na proteção que a Serra Dourada daria à sua capital, tomaram uma medida totalmente ilegal, expedindo um mandado de prisão contra o General Túlio, tudo porque ele havia declarado não ter sentimentos pelo Reino Pequi.



O General Túlio e o Cabo Thiaguinho. Heróis de duas batalhas muito semelhantes, ainda que separadas por 13 anos.

O General Túlio não poderia aceitar tamanha arbitrariedade e liderou o exército glorioso num ataque contra a capital pequi, onde seus defensores se julgavam protegidos pelas montanhas da Serra Dourada. Foi uma batalha dura, difícil; os pequis lutavam com todas as forças tentando derrotar o exército glorioso e prender seu principal General. Mas no fim das contas, num ataque muito bem executado pelo maravilhoso General Túlio, os pequis foram obrigados a se render e aceitar que tinham sido derrotados por um exército mais forte e poderoso.

As semelhanças são claríssimas entre aquela batalha contra os pequis e a recente batalha contra os coxas. Em ambas o exército glorioso seguia firme numa ofensiva vitoriosa quando foi desafiado por inimigos com objetivos questionáveis do ponto de vista da legalidade internacional: os pequis, que queriam prender sem motivo um oficial glorioso; os coxas, que tramavam um golpe para excluir a República do grupo dos países líderes e assumir seu posto.

Nos dois casos, a reação gloriosa foi a mesma: avançar sobre a capital inimiga, não dando tempo ou chance dos ilegais e terríveis planos inimigos se concretizarem. E os resultados foram os mesmos: depois de uma batalha duríssima, vitória incontestável do exército republicano, mais forte e bem equipado.

Resta saber apenas se haverá uma última semelhança: a batalha contra os pequis foi o marco simbólico da ofensiva definitiva para a a glória e o triunfo final, obtido poucos meses depois. Todos esperamos que a batalha contra os coxas represente o mesmo."

9 comentários:

snoopy em p/b disse...

sou um testemunho ocular da dureza que foi aquela batalha contra os meus conterrâneos pequis.

mas, em terra de vila nova, quem comanda é o general túlio mesmo. e sempre!

e tenho dito.

Rodolfo Nunes disse...

aceita parceria?

http://arquibancadafc.blogspot.com/

DRP disse...

Fábio, e justamente depois daquela batalha que senti que o triunfo final seria nosso.... que ano aquele!

Rodolfo, o seu blog já está indicado, na lista "camaradas republicanos", ao lado.

Abraço,
Danilo

Saulo disse...

Foi um ano sensacional mesmo. E esse ano vai ser muito bom para a República do Botafogo. Aliás, já está sendo.

snoopy em p/b disse...

danilo,

essa sensação que você teve depois daquela batalha, eu também tive e todos nós que saíamos do serra dourada cantando o hino do botafogo.

e essa certeza, eu vou ter mesmo quando vencermos o grêmio em pleno olímpico.

será sensacional!!!

DRP disse...

Fábio, exatamente. Lembro bem de tudo que cercava aquela partida, de como a declaração do Tulio irritou os pequis, de como eles queriam ganhar... depois daquele jogo lembro claramente que pensei "seremos campeões".

Ainda não tenho tanta certeza disso esse ano. Mas, depois do jogo em Curitiba, pensei "esse jogo lembrou muito aquele em 95 contra o Goiás"...

E não custa nada lembrar que em 95 ganhamos do Grêmio lá no Olímpico... 3x2!

Uma repetição desse resultado cairia muitíssimo bem!

Unknown disse...

porra danilo tiraram os escudos do Botafogo pro jogo contra o Brasil. Vc já viu a capital de um país que nao tem as cores de sua bandeira? Esse é o Engenhao e a diretoria nao faz nada pra mudar isso e nem precisava de muito esforço e nem muitas despesas. Vc tem q fazer um post sobre isso. Abraço.

Unknown disse...

Eu estava lá, no campo de Batalha, depois de uma viagem de 2hs desde a capital do Brasil, junto com todos os soldados alvinegros, brandando gritos e depois festejando a glória... Foi lindo, ali tivemos a certeza do triunfo final! Saudações alvinegras gloriosas!

Unknown disse...

em momentos como esse q passamos q naum encontramos ainda um poderoso atirador e extrmamente necessaria a volta dO MARAVILHOSO GENERAL TÚLIO ao comando do front alvinegro....Danilo faça uma campanha pro volta desse general....saudações alvinegras