Comboio glorioso patrulha a Estrada Guanabara, definitivamente sob seu controle A estratégia do Eixo para dominar a Cidade-09 era bem clara: avançar com seus exércitos por lados distintos, dispersando forças e distraindo a atenção dos gloriosos, dificultando assim sua tarefa de defender a população da Cidade-09 das ameaças inimigas. Em seu avanço, os países do Eixo deveriam destruir tudo que estivesse em seu caminho: pequenas vilas, cidades pacatas e praticamente desarmadas viraram alvo do terror e da vilania. Mas essa estratégia apresentava alguns problemas. O costumeiramente patético exército colorido não conseguia avançar no mesmo ritmo de seus aliados flamengos e bacalhaus, sendo derrotado em combate até para grupos de fazendeiros armados apenas com foices e enxadas. Os coloridos, então fizeram o que sabem fazer de melhor, traíram seus aliados, apunhalado pelas costas os bacalhaus numa indigna manobra político-diplomática que tirou o Império de Sãojanu da frente de combates e gerou uma cisão no Eixo.
Mas esse não seria o único problema que as forças do obscurantismo enfrentariam. As pequenas vilas, ameaçadas pelo Eixo, começaram a organizar sua defesa. E entre os que organizaram tropas estavam, para desespero do Eixo e dos flamengos, os pedra-seladas. Povo pacato de um pequeno vilarejo ao sul, os pedra-seladas foram envolvidos involuntariamente nas batalhas graças às manobras espúrias dos coloridos e logo viram diante de si a máquina militar flamenga, com toda sua empáfia, arrogância e, teoricamente, potência. Organizados e adotando estratégias de guerrilha, os pedra-seladas massacraram os flamengos, destruindo seu exército, desmistificando a propaganda do Eixo acerca do “poderio” flamengo e obrigando os inimigos a engolir, sem condimentos, sua arrogância.
.
Caminhão "Diguinho" afunda junto com o exército colorido: o Eixo tem fracasso monumental em batalha
Pouco depois que os flamengos foram destroçados, o exército glorioso dava o tiro de misericórdia no Eixo, derrotando os coloridos e botando-os para correr em retirada mais uma vez. Todas os maléficos estratagemas inimigos haviam falhado miseravelmente. O Eixo estava definitivamente derrotado na frente de batalha. A Estrada Guanabara, uma das principais vias de acesso aos portões da Cidade-09 estava definitivamente protegida e livre de ameaças. Mesmo?
Não, não ainda. Talvez embriagados com o feito de terem derrotado os flamengos, os pedra-seladas anunciaram que reivindicariam para eles o controle da Estrada Guanabara. A diplomacia gloriosa argumentou que isso não seria possível, que a Estrada Guanabara e a Cidade-09 só poderiam estar seguras com a proteção de um exército regular e poderoso, que um pequeno grupo de guerrilheiros não daria conta da tarefa. A população da Cidade-09, ciente da correção dos argumentos gloriosos, ficou alarmada diante de tal reivindicação dos pedra-seladas. Não adiantou a argumentação diplomática. Não adiantaram os apelos dos habitantes da Cidade-09. Tampouco adiantou a enorme marcha de gloriosos para a intercessão da Estrada Guanabara. Os pedra-seladas estavam irredutíveis em suas loucas reivindicações (as agências de inteligência gloriosas suspeitam de infiltração colorida entre os pedra-seladas). E quando eles abriram as ações no teatro de operações com um ataque surpresa, rechaçado pelo sempre atento e eficiente 5º Regimento LG, ficou claro que o exército glorioso teria que lutar mais uma batalha para proteger e controlar a Estrada Guanabara.
.
A 7ª Brigada, do Major Reinaldo, explode posições pedra-seladas e abre caminho para a vitória republicana
E o exército da República não se esquivou em momento algum da batalha nem de suas obrigações. Com inteligência e bravura, foi cercando e encurralando o inimigo, impedindo que eles partissem em seus contra ataques típicos da guerrilha, desentocando os pedra-seladas de suas posições. E ao fazer isso, o exército glorioso expôs claramente todas as limitações da pequena guerrilha.
O Tenente Maicosuel levava pânico às linhas inimigas com suas investidas frontais. A 7ª Brigada, do Major Reinaldo também atacava com vigor. Num desses ataques, a retaguarda inimiga entrou em pânico e no desespero, entregou sua posição para a 7ª Brigada, que não perdoou. O exército glorioso causava estragos e controlava a guerrilha inimiga.
Após um curto cessar-fogo, os ataque recomeçaram. E coube à Companhia Lucas Silva (seus soldados, os “Recrutas-Zero”, são assim chamados por conta de seu gosto pela soneca) surpreender a todos e num avanço rápido e frontal, destruir de vez as esperanças e possibilidades da guerrilha pedra-selada.
O exército republicano era tão superior à guerrilha pedra-selada que seus soldados encontraram tempo até para brincar com gatos durante a batalha
Mas os comandantes guerrilheiros não admitiam se render de modo algum. Assim, expunham seus soldados a fogo cada vez mais intenso dos gloriosos. Atordoados, os pedra-seladas se fizeram vítimas do seu próprio fogo, num evento que culminou com o golpe de misericórdia glorioso, dado pelo tenente Maicosuel.
Agora sim, a Estrada Guanabara estava sob controle definitivo do exército glorioso. Festa na capital da República, a belíssima cidade de General Severiano. Alívio na Cidade-09, mais distante das ameaças do Eixo. Um passo a mais para o exército glorioso, que cumpriu um objetivo importante nesse início de campanha. Melhor não poderia ser.
Mas as maquinações do Eixo não pararam. Impedido de avançar pela Estrada Guanabara, o inimigo agora tenta agora investir contra a Cidade-09 pela estrada Rio. Novamente, o exército glorioso se mobiliza para impedir a ameaça. A esperança e o coração de todos está com o exército da República do Botafogo!
O comboio glorioso é saudado com acenos e bandeiras pela população da Cidade-09. Estrada Guanabara controlada, agora o objetivo é conquistar a Estrada Rio e afastar definitivamente a ameaça do Eixo.
***
Não bastasse a obtenção do controle da Estrada Guanabara, o exército glorioso foi chamado para conter uma rebelião de bombeiros, que pretendiam dificultar de algum modo o avanço republicano na frente do Monte Brasil, que se inicia. Numa batalha não muito digna de nota, os republicanos sufocaram a rebelião e podem, agora com calma, planejar todos os passos para a conquista do Monte Brasil.
***
Avante gloriosos! À vitória final!