13.3.09

Combater a Quinta Coluna, onde ela estiver

A guerra contra a Quinta Coluna deve ser de todos os republicanos

Em recente discurso propagandístico, o político e diplomata flamengo Kleber Mola Leite afirmou que “O Eixo combatia a República do Botafogo com quatro colunas”. A entender, as 4 colunas são os exércitos flamengo, bacalhau e colorido, além das milícias de pequenas vilas, combatendo por vontade própria ou por coação. Na continuação de seu discurso, o líder inimigo disse ainda que “Há ainda uma Quinta Coluna, infiltrada no exército glorioso, que agirá no tempo certo para assegurar o triunfo do Eixo.”

Quando a Estrada Guanabara foi finalmente conquistada e ficou sob proteção republicana, o Eixo, sob risco de um novo e definitivo fracasso, se viu obrigado a aumentar o ímpeto da ofensiva. As quatro colunas tentam avançar sem piedade. E a existência da quinta coluna começa a soar uma triste realidade para a República do Botafogo...

Serviços de informantes e o trabalho de agências de inteligência republicanas detectaram uma grande movimentação de tropas bacalhaus pela costa. As naus do Império de Sãojanú faziam exercícios em Dun-Maraquerque pequena praia no caminho da Estrada Rio, que chega até a Cidade-09. O exército glorioso foi mobilizado para checar o que havia e se necessário, combater a ameaça inimiga.

Mas aí a veia entreguista da Quinta Coluna pulsou forte. E provou atuar em todos os níveis dentro do exército glorioso. No comando, o Marechal Nei Frango. Desde o princípio, ao montar a composição das tropas que enfrentariam os bacalhaus. Se não soube organizar, tampouco soube conduzir o exército, insistindo em erros grosseiros e facilitando ao máximo a vida dos inimigos.

Entreguismo no comando, entreguismo entre os comandados. Na retaguarda, não bastaram os esforços e dedicação do Tenente Renan e do 5º Regimento LG (esse, totalmente subutilizado pelo péssimo plano de combate do marechal Nei Frango). A Quinta Coluna atua com força na retaguarda gloriosa. A Companhia Alessandro deixa o flanco direito completamente desguarnecido, sempre. A Companhia Emerson é uma desgraça. Seus soldados, lentos e dispersos não dão proteção ou suporte qualquer. O cabo Anselmo é o líder da Quinta Coluna. Em sua área de atuação, o inimigo (qualquer que seja) age com tamanha liberdade e tão livre de fogo que é capaz de organizar bailes de gala com música e dança onde deveriam estar sendo travadas batalhas duras.

Fumaça negra onde deveriam estar as posições gloriosas. O exército republicano foi massacrado nas areias de Dun-Maraquerque

Na ofensiva, sem poder contar com a 7ª Brigada, do Major Reinaldo, Nei Frango lançou aos combates o Esquadrão JC, que infelizmente também estava comprometido com a Quinta Coluna. Atacando com balas de festim, o Esquadrão JC não levou em momento algum perigo às linhas inimigas e ainda deu as coordenadas para um contra-ataque fulminante dos bacalhaus.

O resultado da ação da Quinta Coluna? O exército glorioso foi cercado, pressionado e encurralado nas areias de Dun-Maraquerque. E das areias de Dun-Maraquerque foi escorraçado e humilhado pelo exército bacalhau, sendo obrigado a fugir em vergonha, vendo o inimigo festejar e tripudiar.

Há um plano orquestrado de sabotagem interna no exército glorioso? Era sobre isso que Kleber Mola Leite falava quando se referiu à Quinta Coluna? Não. O problema da Quinta Coluna não é sabotagem e essa hipótese sequer é levada em consideração na República, não obstante a retórica propagandística do Eixo ir em sentido contrário.

O problema da Quinta Coluna é sua total inaptidão para o combate. Um comando inapto, tropas inaptas. Uma retaguarda que é entreguista por natureza é sempre motivo de apreensão para o povo e para as tropas gloriosas. Os soldados que temos podem falhar a qualquer segundo. Falhas das menores às maiores, falhas que podem decidir batalhas e até mesmo o destino da Cidade-09.

Em Dun-Maraquerque a Quinta Coluna agiu e sua ação foi decisiva para o massacre que sofremos. Não podemos mais contar com a sorte, não podemos mais contar que foi um lapso. É obrigação dos gloriosos combater a Quinta Coluna, onde quer que ela esteja e atue.

Os entreguistas não podem mais ter espaço. Pelo bem da República, pelo bem das tropas que combatem decentemente e levam a sério suas obrigações. Sabotagem premeditada ou não, o fato é que os elementos entreguistas da Quinta Coluna prejudicam o exército glorioso, e por extensão prejudicam a República do Botafogo.

Devem portanto ser identificados e combatidos. Um Dun-Maraquerque já é mais que suficiente. Não precisamos de outros.
.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bravo Danilo e Republicanos.

Nosso exército conta com poucos soldados e não contamos com boas peças de reposição para nossos principais armamentos.

Neste exército totalmente remontado às pressas sob o comando do Marechal Ney Frango Maior, perdemos peças importantes e sem contar com bons reforços de nossa escola de cadetes acbamos acolhendo uma horda de ipatingas e ainda repatriamos com pompas de Capitão o velho entreguista Anselmo que nunca se destacou como defensor de nossas linhas e sim como lançador de mísseis de longa distância com esporádicos acertos ao alvo. Talvez se saísse melhor como municiador, mas sua lentidão me preocupa. Nosso regimento LG também atuou por demais recuado onde não rende tanto quanto na proteção das últimas linhas. E definitivamente a Cia. Alessandro deveria fazer suas "obras" em tendas privadas e não no campo de batalha permitindo o avanço do inimigo e o consequente massacre que se viu.

É tempo de reconstrução para a batalha final.

Creio que para este exército alçar vôos mais altos como o Monte Brasil, terá muito o que se reforçar.

Saudações

Rodrigo Federman disse...

Brilhante, Danilo!
Brilhante!!!
Abs e SA!!!

Gil disse...

Danilo,

Vou precisar de alguns dias para levantar a moral e o ânimo após essa baixa vergonhosa.
Quando vou para as batalhas e deparo que o nosso povo sempre comparece em menor número fico possesso, mas hoje percebo que estamos cansados das vitórias em falso seguidas de um ou outro desastre. Isso tem ocorrido nos últimos anos.
O marechal Nfraco não possui estratégia e não serve para comandar os GLORIOSOS.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Concordo Danilo,

a culpa foi da quinta coluna e o tática equivocada do marechal Frango. Mas hoje mesmo pudemos ver que os bacalhaus sofreram muito para passar por um time pequeno. O que mostra que foi realmente o nosso exército estava desorganizado e não eles que evoluíram.

Mas o nosso Vitor Patton Simões parece estar colocando ordem na nossa artilharia pesada.


SDA.

Helvécio.

Ruy Moura disse...

O Marechal equivocou-se, sim, mas em qualquer caso a equipa não soube travar o C. Alberto, nem o Pimpão, mais tarde. Crei que os entreguista deviam ser identificados pelo Marechal Frango com clareza, para qe não caia nos mesmos erros dos seus antecessores. Coisa que pode vir a acontecer... embora espere que não. Acredito que o Marechal Frango saiba arrepiar caminho...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

As imagens que acompanham o texto são excelentes, Danilo.

Abraços Gloriosos!

DRP disse...

Rui, eu credito o "sucesso" do Botafoguismo a dois fatores: primeiro o inusitado. Afinal, aqui é um blog sobre futebol que não fala de futebol, ao menos não diretamente, mas através de alusões a eventos reais da 1ª e 2ª GM, além da Guerra Civil Espanhola, outra importante fonte de inspiração.

O segundo fator é o visual. Na maioria das vezes, as fotos e imagens que uso nos posts são o que fazem a diferença, facilitando o entendimento do texto, complementando-o e, quase sempre, melhorando-o.

Muitas vezes comecei a escrever pensando em seguir uma linha, mas encontrei uma imagem que me fez mudar completamente o texto, para que pudesse encaixá-la ao contexto.

às vezes dá um trabalho do cão achar imagens boas que possam ser relacionadas ao texto, às vezes dá um trabalho do cão editar as imagens (transformar uma bandeira vermelha em preta e branca, por exemplo... ou pior - as bandeiras da CNT-FAI na Espanha eram preto e vermelhas!!!! Como utilizá-las sem uma edição de cores? Impossível...)

Mas como considero que as imagens são parte significativa do blog, muitas vezes até mais que os textos, fico muito satisfeito quando elas são comentadas.

Um abraço,
Danilo

snoopy em p/b disse...

brilhante, meu amigo!
o texto, que soou como um desabafo que eu, particularmente, nunca conseguiria fazê-lo.
basta ver que até xingar o ney franco eu fiz quando escrevi sobre essa derrota.
é difícil conter a emoção e fazer um desabafo inteligente e elegante como este.
só continuo achando exagerado sua opinião sobre o anselmo.
realmente, ele não é um craque. aliás, parece que conseguiu voltar pior do que o que era. mas ele não é uma má opção para o elenco.

um abraço!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to amando isso aqui.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk será qwue to entendendo? ou sou mesmo uma besta (azul, por favor!!!)? kkkkkkkkkkkkkkkkkk