8.6.09

A Corte dos Gordos na República dos Esquálidos

Nosso país, todos sabemos, é uma República. Não temos o “sentimento aristocrático”, ou as pretensões imperiais de nossos inimigos, e temos orgulho em não tê-los. Tampouco temos as castas falidas, a corte parasita ou qualquer respeito ao “sangue azul” ou ao “direito divino” da superioridade de alguns poucos sobre muitos.

Mas o sentimento republicano infelizmente não encontra eco em alguns setores importantes do atual governo. Alguns membros do alto escalão, na política e no exército comportam-se como abastados membros de uma corte. Há no nosso país hoje gente no comando que está completamente desconectado da realidade do exército, do país e do povo. Vivem em banquetes, festas e aos sorrisos, enquanto o povo passa apertos e faz racionamentos, tudo por conta de um exército incapaz de proteger a República.

Festas e banquetes infinitos: para a Corte dos Gordos, tudo anda bem

Assim como Maria Antonieta e os Romanov, os governantes André Silva e Anderson Barros e o marechal Nei Frango vivem num reino de fantasia, festa e fartura, sempre às custas do sofrimento do povo. Eles criaram a Corte dos Gordos dentro de uma República de soldados esquálidos e povo em grandes necessidades.

Na Corte dos Gordos, tudo anda às mil maravilhas. Entretidos nos seus bailes de gala e banquetes, eles mal percebem o sofrimento do povo. O péssimo estado das tropas e suas seguidas derrotas são justificados absurdamente como ”parte do planejamento” ou “acaso” ou ainda como “injustiças”... que tipo de comandante planeja ser derrotado em combate?? Que tipo de comandante justifica derrotas em batalhas com divagações metafísicas e debilóides sobre sorte e azar ou injustiça divina? E que tipo de governante acha que trará de volta a confiança do exército readmitindo em suas fileiras um oficial inútil, burocrata, sem sangue e sem espírito? E que tipo de governante acha que o povo ainda agradecerá de joelhos e braços abertos pelo retorno de tal oficial?

No melhor estilo de Maria Antonieta e dos Romanov, a Corte dos Gordos desdenha do sofrimento do povo, faz troça e pouco caso dele e, pior ainda, tenta jogar no povo glorioso a culpa pela fraqueza do exército e pelos maus resultados em batalhas.

O povo glorioso, cansado de sofrimento, cansado de grandes períodos de racionamentos e das dificuldades, começa, ainda que tardiamente, a transformar a revolta silenciosa em protesto barulhento. A Corte dos Gordos novamente ignora o sentimento do povo e se auto proclama segura e inabalável.

O fim de Maria Antonieta e dos Romanov: que a Corte dos Gordos que tanto se espelha neles não se esqueça dessas cenas


Pois que a Corte dos Gordos não se esqueça o fim que tiveram seus modelos. Uma revolução popular cortou a cabeça de Maria Antonieta. Outra revolução popular levou os Romanov ao pelotão de fuzilamento.

Ainda há tempo para a Corte dos Gordos fugir da República e pedir exílio em outro lugar. Caso contrário, poderão levar nosso país a um estado de miséria que já vimos e não queremos ver de novo.

13 comentários:

DRP disse...

Bom, após um longo período de inatividade, causado por diversos motivos, escrevo novamente e infelizmente para reclamar e me queixar do "time" e sua "direção" (entre aspas mesmo).

O comentário é apenas para um esclarecimento que julgo importante: esse texto, como qualquer outro do Botafoguismo, deve ser lido e entendido apenas como uma alegoria.

Não intenciono nem pretendo incentivar qualquer violência contra a corte dos gordos (mesmo que eles mereçam), em especial as que envolvam guilhotina e pelotão de fuzilamento.

Novamente, foi apenas uma alegoria.

sds,
Danilo

Ruy Moura disse...

Amigo, todos nós compreendemos que é uma alegoria, e quem o não entender creio que... fará parte de uma certa mentalidade da opulenta Corte dos Gordos.

Meu comentário hoje no Mundo Botafogo:

Vamos dar 'neles' com calma. Vamos transferir a nossa iminente parada cardíaca para o centro das preocupações deles.

Reclamar, de todos os modos possíveis - dentro de uma razoável civilidade -, é o caminho. Estratégias ativas e mesmo passivas, como todo o mundo marcar um dia para ninguém ir ao Engenhão. Apenas um torcedor com uma faixa: "ESTAMOS EM GREVE!"

Que haja Estadista Republicano para pôr fim ao desnorte do Glorioso ou, então, que o povo Gloriosos aja com amor e criatividade para mostrar como o Rei vai nu...

Para que viva a República!

Abraços Gloriosos!

Xango disse...

Camaradas, há algo de podre no reino dos Silva e Barros! É preciso que nos levantemos, com barricadas e enfrentamentos. Caso contrário, continuaremos sem pão enquanto os nobres comem brioches. Assumpção, o presidente, por onde anda? Organizar o movimento é preciso, viver não é preciso!

Bruno Kieffer disse...

Mais um nobre post deste bravissimo blog que luta em prol do povo da estrela solitaria!

VIDA LONGA AO POVO!!!

ABAIXO A REPUBLICA DOS GORDOS!!!

general fischer disse...

Ah, meus amigos!

Antes fosse uma Corte alienada dos anseios de seu povo, mas uma Corte, antes fosse...

Não que eu seja um monarquista, mas o que vejo é uma importante Republica entregue a uma pequena burguesia acomodada, medíocre e sem estirpe, que viu o poder cair em seu colo e agora sem a menor ousadia, ingrediente indispensável à qualquer liderança, mostra-se satisfeita em administrar seu "caixa" como se dirigisse uma quitanda qualquer. Satisfeitos estão em pagar pontualmente os soldos de uma inútil e mal comandada tropa que em troca nos prestam serviços de 5ª categoria e nos levam a bancarrota como nos piores momentos de nossa história.

Gil disse...

Grande Danilo,

Não sei se compreenderás, mas não tenho mais ânimo de ir aos campos de batalha tendo esse exército e comandante.
A última batalha que estive presente foi contra o sport, motivado em apoiar um jovem republicano que levou cartaz protestando contra o comandante.
Mesmo com esse caos é muito bom o seu retorno. Mais um espaço a lutar contra a tirania e na defesa do povo GLORIOSO e REPUBLICANO.

Espero e torço para que todos os diversos motivos estejam resolvidos.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

lúcio flávio disse...

tão falando de mim? INGRATOS!!! sou muito ídolo em general severiano.

Dirley disse...

Caro Danilo,
Contragulo pela sua volta, como smepre em grande estilo.
Alegoria perfeita meu amigo. Já que nos cabe, literalmente, fazer duas revoluções em uma só esperemos, e façamos por onde, que "sancullotes" e "operários" nos revoltemos o mais rápido possível derrubando a "Bastilha" e o "Palácio de Inverno" representados pela empáfia e omissão desta nobreza enfastiada e de uma "burguesia" submissa.
- Às armas cidadãos! Por Pão, Paz e Títulos!

SAN

Rodrigo Federman disse...

Danilo, amigo, tu não sabes como é ruim ficarmos esse tempo todo sem atualizações no Botafoguismo,cara!
Abaixo a Rep. dos Gordos!!!
Abs e SA!!!

Guilherme Basto Lima disse...

Belo texto, Danilo! Assino em baixo, sem tirar nem pôr - só amenizando um pouco o lado do LF, que e um jogador de qualidade comprovada, e, dada o baixissimo nível de nossos meias, caí bem na equipe.

Bem vindo de volta. Aguardamos novos textos.

Abs

Ana Elisa disse...

Danilo,
De novo você captou a alma do povo da República.
Falta-nos tomar a Bastilha, que tal?

Dora disse...

Alívio.
Nem tudo está perdido.
A sua volta atuou como um bálsamo Danilo.
Estou aflita, a segundona está nos espreitando e ninguém, a não ser nós, estamos preocupados com isso.
Está na hora da gente começar a agir.
Vamos nos manifestar pacificamente contra essa diretoria, jogadores e comissão técnica.
Meu Deus o BFR não merece esse povo.
Estou indignada e não me calarei.
Precisamos nos unir e fazer alguma coisa para mudar esse quadro lamentável que se instalou no nosso clube.

Luis Eduardo Carmo disse...

Danilo,
Apesar de nunca ter comentado aqui, todo dia dava uma olhada, mas nada.

Corte nada ingênua. Uma corte de dirigentes limitados, porém dissimulados. Não estão ali à toa.

Nota: Sei que é requentado (mas quando li já tinha passado muito tempo e parecia que o blog estava inativo). É que eu queria te agradecer pelo texto que escreveu sobre a final do campeonato carioca. Me deixou em paz e mais honrado ainda por ser botafoguense.

Saudações alvinegras!