21.6.09

Homenagem á Revolução de 21 de Junho

Fome e miséria sob escombros
Mas como o aço resiste o País
As ruas da República são pavimentadas com lágrimas;
Enquanto o povo resiste em milhares de barricadas.
Em seu caminho gelado o terrível Eixo já sabe
A partir de agora, encontrará “89” em todo lugar!

A orquestra faz dançar os oficiais do Eixo nos cafés,
Num longo inverno que gela os ossos,
Mas dentro das prisões o ar entra queimando os pulmões,
Quando se canta o Hino Glorioso

Na resistência há onze gloriosos
São onze copos que brindam “À GARRINCHA!!!”
A Revolução republicana arde nas fazendas e celeiros,
Diante do inimigo o glorioso ri e prepara o seu morteiro.
Em seu caminho gelado o terrível Eixo já sabe
A partir de agora, encontrará “89” em todo lugar!


21 de junho. Provavelmente a data mais importante da era moderna na República do Botafogo. O dia onde um grupo de jovens soldados e oficiais, com o coração cheio de determinação enfrentou e venceu o inimigo e pôs fim à ditadura 68-89, o mais triste período da história gloriosa, onde o povo foi acossado, a alegria foi considerada ilegal e mesmo nossa capital General Severino foi dada numa bandeja de prata aos chacais pelos entreguistas ditadores.

Mas o povo nunca se dobrou a toda sorte de violências e maus-tratos impostos a ele naquele triste período. Nas praças e ruas, sempre havia mostras de resistência, de luta em nome da revolução que acabaria com a ditadura e devolveria a República a seu caminho.

E demorou, mas por fim a revolução veio. Na noite de 21 de junho, liderados por jovens barbudos como os Coronéis Paulinho Criciúma e Maurício, o exército revolucionário botou os inimigos para correr. A vitória era nossa. A revolução havia triunfado. Nas ruas de todo lugar, uma explosão de alegria nunca antes vista. A República do Botafogo voltava a ser nossa. A capital voltaria a fazer parte das nossas fronteiras pouco depois.

Ricardo Cruz, Josimar, Mauro Galvão, Gottardo, Marquinhos, Vitor, Gustavo, Carlos Alberto, Luisinho, Paulinho Criciúma, Mauricio e Valdir Espinosa são heróis eternos da República, são nomes que estarão sempre marcados em honra no panteão dos grandes heróis de nossa história.

Que 21 de junho de 1989 inspire os aventureiros que estão no comando da República hoje. Que inspire nosso comando militar e que inspire nosso exército repleto de soldados esquálidos.

21 de junho, a data eterna da Republica do Botafogo!


(Um texto contando mais detalhadamente a história da Revolução pode ser lido aqui)

4 comentários:

DRP disse...

O texto que abre o post é uma adaptação livre (põe livre nisso) da belíssima música "Stalingrado", da banda italiana Stormy Six. Caso alguém tenha curiosidade, a música original pode ser ouvida em

http://www.youtube.com/watch?v=BuWp3Etj9JA

Saudações,
Danilo

Gil disse...

Grande Danilo,

Uma situação que me marcou muito foram o "Parabés pra você" daqueles que se opõem ao GLORIOSO BOTAFOGO, e em todos os clássicos escutávamos. Naquele dia 21 após os gritos de CAMPEÃO, todos nós cantamos o 1,2,3...20,21 PARABÉNS PRA VOCÊ. Só de lembrar os olhos marejam!

BOTAFOGO TU ÉS ETERNO CAMPEÃO EM NOSSOS CORAÇÕES!!!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Danilo, belos textos sobre o "21"!

Há um 'porém': já nem capitães temos, quanto mais coronéis ou generais... Pobre república... Por este andar, daqui a 20 anos ainda estaremos a comemorar o "21" e aguardando o novo "21" revolucionário do século 21... Mas há outro 'porém': a época das revoluções parece que terminou por uns tempos...

LÍDERES, PRECISA-SE!

Abraços Gloriosos!

Wesley Machado disse...

Não se esqueçam de Mazolinha, camisa 14, que cruzou a bola para o nosso salvador Maurício!