4.5.09

Gracias a la vida

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
me dio el BOTAFOGO que yo tanto amo!
.
Peço desculpas aos amigos que costumam ler o Botafoguismo. Abro uma exceção e nesse post não falarei da República do Botafogo, mas sim do nosso Botafogo de Futebol e Regatas.

É 1 hora da manhã, acabo de chegar em casa da jornada Maracanã / pós-jogo. Não li nada nem revi qualquer coisa relacionada ao jogo. Farei comentários no estilo do blog ao longo da semana.

Agora, escrevo apenas para dizer como sou orgulhoso do Botafogo e de ser botafoguense. Agradeço à vida por ter me dado o Botafogo.

O Botafogo me ensinou a defender meu ponto de vista com afinco e vigor, mesmo sendo minoria. Me deu a personalidade necessária para defender o que acredito e não ser um maria vai com as outras manipulado e manipulável.

O Botafogo me ensinou a lutar pelo que é certo e não aceitar nem me dobrar a uma ditadura midiática que insiste no pensamento único.

O Botafogo me ensinou que no esporte e na vida há momentos espetaculares e momentos difíceis; e me ensinou que não podemos nos deslumbrar nos primeiros e nem nos desesperar nos segundos.

O Botafogo me ensinou a ser perseverante, não importando o quão difícil seja permanecer firme com os ideais, mantendo a cabeça erguida e seguindo adiante.

A torcida do Botafogo mais uma vez me encheu de orgulho. Em minoria absoluta mostrou mais uma vez toda sua garra e vontade, calando inúmeras vezes a farsa que é a torcida do flamengo, torcida de tênis, sem alma, que fica calada quando seu time mais precisa dela.

E estou, sim, orgulhoso do time. Com os desfalques de seus dois melhores jogadores, saiu perdendo injustamente, perdeu um pênalti ridiculamente cobrado pela grande decepção dessas finais, mas ainda assim teve garras e brios para buscar o resultado e quase morrer em campo para sustentá-lo. Perdemos nos pênaltis porque o adversário tem um excelente goleiro enquanto temos um que não sabe sair do gol e se joga como um saco de batatas nas cobranças de pênalti. Mas perdemos de cabeça erguida, uma daquelas derrotas que nos fazem sair mais botafoguenses do que antes do jogo.

Pelo Botafogo, já sorri e chorei muito. E sempre, sempre valeu a pena.

Já foi dito aqui mesmo no Botafoguismo, a luta nunca termina. Ela apenas começa. E está na hora de começar mais uma etapa.

E como de costume, o Botafogo poderá contar com esse botafoguense. Com esse botafoguense que agradece sempre à vida, por ela ter me dado o Botafogo.

Não será uma derrota que mudará uma vírgula ou milímetro do meu orgulho e amor pelo Botafogo.

Minhas melhores saudações a todos os irmãos botafoguenses. Nossa jornada continua.
.
Danilo R. Paiva

40 comentários:

Antoni disse...

O Botafogo perdeu nos penaltis pq ng sabe bater. O Goleiro n faz tanta diferença assim, jogador q olha o goleiro n perde.

Abç.

cezar disse...

a luta continua....
engraçado, hoje eu acordei orgulhoso, perdemos um título, mas ganhamos algo que no momento não sei dizer, só sinto que ganhamos algo....

Marcio disse...

Danilo, nem pense em parar o Botafoguismo. Ontem no Maraca, durante o jogo, sentimos que poucos podem mais que muitos. A frustação pelo resultado dos penaltis não pode mascarar o orgulho de termos feito 2 jogos finais (esquece o da Taça Rio que aquilo foi ridiculo) muito bons e provamos que torcida não ganha jogo, imprensa não ganho jogo, juizes tendenciosos não ganham jogos. Para ganhar da gente tem que ralar e jogar futebol.

Cara de 30 disse...

Bravo! Vou linkar teu texto no meu blog, ok? É a síntese da nossa torcida. Parabéns!

Luciana disse...

Danilo,
Sensacional este seu post!
Ontem, apesar de estar triste, estava orgulhosa do Botafogo, da raça, da vontade de vencer, apesar de todas as previsões contrárias!
Vamos em frente!
Torcendo e acreditando sempre!
Beijos

HANG disse...

S E N S A CI O N A L !

Gil disse...

Danilo,

Ontem após o jogo fique com o mesmo sentimento. Pensei até que conseguiria ter uma boa noite de sono e que acordaria sem o abalo de mais um título perdido para os molambos. Tudo pelo que nós vimos principalmente nos primeiros 18 minutos do segundo tempo.
Ledo engano foi uma péssima noite e acordei com aquele sentimento de uma grande perda. Algo como um ente muito querido.

Continuamos não aprendendo com os nossos erros e mais uma vez não treinamos os nossos cobradores e goleiro adequadamente. Cobrança de pênalti não é loteria e sim competência. Pela segunda vez (em 2007 foi à primeira vez), ouvi o treinador molambo falar como treinou o seu atleta e que o mesmo levou várias fitas de vídeo para casa no intuito de estudar os nossos batedores.
Talvez isso explique o motivo de perdermos todas as decisões que disputamos em cobrança de pênalti nos últimos anos.
O nosso BOTAFOGO está adquirindo a cultura ou personalidade do medo. Temos medo de partir pra cima do adversário e todas as vezes que o fizemos ganhamos ou empatamos o jogo, apenas não mantemos o ritmo. Não sei se esse medo é ordem do treinador ou o subconsciente dos jogadores, mas vem se repetindo por inúmeras vezes essa situação.

Como você e todos os torcedores do BOTAFOGO, hoje sou mais BOTAFOGO que nunca. Claro que atordoado ou anestesiado pela perda, principalmente por ser para os molambos.

Obs.: obrigado por incentivar os nossos soldados por mim, pois até a TVNOJO foi obrigada a reconhecer a festa e motivação da nossa torcida. Dessa vez escutamos claramente os nossos cânticos de incentivo. Valeu!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Impasse Livre disse...

O "the day after" é realmente umdia do "levantam, sacode a poeira e da a volta por cima". Triste, mas tenho certeza que já no próximo jogo vocês, orgulhosamente , estarão a torcer pelo botafogo com o entusiasmo renovado. Os outros botafoguenses eu não sei, merecem a derrota que tiveram! Uma ausência sentida em campo, pelos jogadores que se refletiu no estado de ânimo da equipe no prmeiro tempo e na derrota. uma pena. Agora, vocês darão a volta por cioma. Eu, como vascaíno, quero que o fla se ferre e queo s demais co-irmãos se levantem! abs solidários, leandro

snoopy em p/b disse...

seu texto está de arrepiar.
isso é botafogo.
isso é ser botafogo.
que orgulho!
paciência com o renan!
falhou feio no primeiro gol e merece críticas por isso, mas não o condeno pelos pênaltis.
a performance dele foi melhor do que a do castillo, por exemplo, na copa do brasil do ano passado, quando nem o canto acertou de nenhuma cobrança.
também não considero justo condenar o victor simões por jogar sempre de costas para a zaga adversária e só levar pancada.
temos um treinador ridículo, que tentou corrigir sua ridicularidade tirando sua grande revelação, o émerson, da zaga e colocando um atacante. simples assim!
porque ele não fez isso quando não contávamos com o peso da degola, na final da taça rio?
me explica o porquê daquela atuação!
me explica aquele jantar!
me explica os ipatinga boys!
me explica as lesões e o mal preparo físico dos jogadores!

a explicação é única: FORA NEY FRANCO!!!

parabéns pelo texto!
tenho orgulho de torcer pelo botafogo por ele contar com torcedores como você.

eu te amo, botafogo!

um abraço!

Nailton disse...

Cara passei o dia com dor de cabeça da gozações dos marias vai com as outras,mas ser botafoguese é uma coisa que não irei deixa de ser nunca....valeu
Eu só pensava ler o texto Republica do botafogo salva a cidade 09 no teu blogs, fica para o proximo ano rumo a cidade 10.. até o brasileirão. botafogo botafogo te amo de paixão.

Rodrigo Federman disse...

Danilo, texto impecável!
O sentimento é esse mesmo: Nas vitórias e nas derrotas, SEMPRE BOTAFOGO!
Abs e SA!!!

richard disse...

TAVA NA BEIRA DO CAOS
TAVA NA BEIRA DO MAL

NUMA PIRAÇÃO TOTAL!!!!!

Anônimo disse...

Caro Danilo, estamos todos de parabéns pela luta. Estou sem voz, mas valeu.
Tivemos muitas baixas, sangramos bastante. Mas a fortaleza continua de pé.
SAN
Andre-SP

Paty disse...

Sem palavras. Isso é o Botafogo.
SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ!

Anônimo disse...

Caro Danilo Paiva:

Eu ontem torci, me emocionei e infelizmente no final chorei, mas não de felicidade, de tristeza.

Além de perder o título perdi a voz (o 2º gol do Botafogo acabou comigo) e fui motivo de chacota em todos os lugares que passei, principalmente na volta do Maracanã, até molambo gritando no meu ouvido eu aturei.

Cheguei em casa agora, cabisbaixo e nitidamente triste. A tristeza é nítida no meu rosto, não consigo esconder, mas ao ler o seu texto, voltei a sorrir, concordo absolutamente com tudo que você escreveu.

Ser Botafogo é isso mesmo, é não desistir nunca, é ser oposição, é lutar contra tudo e contra todos.

Estou junto com você e nunca que a nossa bandeira deixará de triunfar.

Saudações alvinegras.

Fabrício Almeida(fabricio@csp.org.br)

Anônimo disse...

Caro Danilo Paiva:

Eu ontem torci, me emocionei e infelizmente no final chorei, mas não de felicidade, de tristeza.

Além de perder o título perdi a voz (o 2º gol do Botafogo acabou comigo) e fui motivo de chacota em todos os lugares que passei, principalmente na volta do Maracanã, até molambo gritando no meu ouvido eu aturei.

Cheguei em casa agora, cabisbaixo e nitidamente triste. A tristeza é nítida no meu rosto, não consigo esconder, mas ao ler o seu texto, voltei a sorrir, concordo absolutamente com tudo que você escreveu.

Ser Botafogo é isso mesmo, é não desistir nunca, é ser oposição, é lutar contra tudo e contra todos.

Estou junto com você e nunca que a nossa bandeira deixará de triunfar.

Saudações alvinegras.

Fabrício Almeida(fabricio@csp.org.br)

Leonel Ventorim disse...

Excelente texto.
Resume tudo o que é ser botafoguense.
Abraços de Lisboa.

Leonel

Anônimo disse...

lindo!!!!!!!!!!!

jocelia disse...

lindo!!!!!!!

Anônimo disse...

O BOTAFOGO é eterno...Olhando sempre prá frente á caminho das vitórias...Abraços.

general fischer disse...

Gracias, Danilo!
Gracias!

O pulso ainda pulsa.

Eternamente Alvinegro.

Guilherme Basto Lima disse...

grande Danilo,

seu texto resume mais uma vez os sentimentos mais nobres que norteiam o Botafoguismo, ideologia da qual me orgulho muito ser um forte entusiasta.

volto do jogo com a alma tranquila e orgulhoso da torcida que cantou sem parar, empurrando o time contra aquele que era dado como vitorioso antes mesmo do campeonato começar.

o empate foi bravo, dadas suas circunstancias; a derrota, na disputa do par ou ímpar tirado com bolas, um detalhe. sigamos em frente!

saudações alvinegras!

DRP disse...

Amigos, esse foi um dos textos do Botafoguismo que mais repercutiu nos comentários. Fico muito feliz com isso e com os elogios, e agradeço a todos.

Além do agradecimento, faço também alguns comentários.

Antonio, na minha opinião, não tem como não dar o mérito ao Bruno. Independente de terem sido mal batidos, o goleiro que agarra 3 pênaltis na mesma partida faz sim uma senhora diferença no jogo.

Marcio, o Botafoguismo não parará. Há um post novo pra sair, inclusive, vou tentar publicar ainda hoje.

Gil, antes do jogo, vc me mandou uma mensagem falando das poucas decisões de campeonato em que vc não foi ao estádio... cara, perdemos todas elas! Na nossa próxima final, nem que eu precise te dar meu ingresso, você terá que ir!

Fábio, minha paciência com o Renan, confesso, está no fim. A implicância começou a ficar séria naquele gol de falta do meio de campo que ele levu, por cobertura, no jogo contra o Americano no Engenhão. Eu cada vez mais vejo um Julio Cesar no Renan... inclusive nos pedidos de paciência, a história parece se repetir. Tomara que eu esteja errado. Se até o Juninho eu já chamei de Juninho...

No mais, agradeço novamente aos amigos pela participação e elogios. E claro, tenho que agradecer também à chilena Violeta Parra, por sua belíssima música que inspirou o post.

Abraços,
Danilo

Cezinha Prochnow disse...

Muito lindo seu texto Danilo...
Parabéns!

Dora disse...

alma nova.
foi isso que ganhei lendo o seu belíssimo texto.
de todas as derrotas que tivemos neste 3 anos essa foi a mais dolorida prá mim.
nunca acreditei tanto.
fui a única do meu grupo que mesmo a gente levando de 2X0, falava que nós íamos virar o jogo.
quando veio o empate fiquei em êxtase e no final e saí do Maraca chorando e com febre.
é o emocional bateu fundo e doeu mais do que o coração.
doeu foi a alma.
mas vida que segue.
ser botafoguense não é torcer prá um clube.
é uma religião.
e tenham certeza que logo estarei de novo cantando a pleno pulmões:
Eu cantarei por ti
mesmo que a voz me doa.
Contigo todo lado.
Durante todo o ano.
Só porque eu te amo.
Fogooo ô ô ô.
saudações!

Claudio disse...

A única coisa que eu tenho a dizer à fla-prensa e aos fla-nelinhas
http://img49642.pictiger.com/images/18069155/
Sempre leio o blog, parabéns por tudo. Ajude a divulgar a imagem. Saudações Alvinegras.

Ana Elisa disse...

Danilo,
Entrei aqui hoje por acaso. Admito que estava evitando o blog por não querer ler sobre os entreguistas do exército glorioso, ou as falhas do Tenente Renan.
Pensei que, se era para ler alguém falando mal do Botafogo, era só ir na banca de jornal aqui da esquina.
Me enganei e me sinto envergonhada com isso. Peço desculpas.
Lembrar de domingo é sentir um misto de orgulho e tristeza, frustração por acreditar em uma coisa, senti-la nas mãos e ela fugir tão facilmente...
Mas somos botafoguenses e não desistir faz parte da nossa essência: a luta está apenas começando.
Avante, Glorioso!

Ruy Moura disse...

Absolutamente notável! Foi justamente o que senti quando saí do Maracanã! Viva o Botafoguisno!

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

só pra completar 30 comentários... hehehe

Pedro disse...

Faço coro com a Ana Elisa. Não esperava um post tão fantástico e que me emocianasse tanto a essa altura do campeonato.

Acho que cada um de nós botafoguenses temos de servir de catalisadores da nossa paixão. E é incrível como as adversidades nos tornam cada vez mais fortes.

Parabéns Danilo! Seu blog é excepcional.

Pedro Alijó

Hernan Mautone disse...

Show o texto!

Diogo Ribeiro disse...

Danilo, sempre leio seu blog, no entanto é a primeira vez que comento..

Muito bom seus posts, gosto muito mesmo! Parabéns!

Parabéns em especial a este último, show de bola! Muito bom!

NADA nem NINGUÉM vai mudar nosso amor pelo Botafogo!

SAN
Grande Abraço!

Cezar disse...

E a cara??????????
já te procurei até na BBC....
"sentilena falange aguerrida, na vanguarda empunhando o fuzil, pela pátria que damos a vida"

vai desistir?????????
Cezar

PC Guimarães disse...

Danilo
Textaço! Já tinha navegado no seu belo e diferente blog (como tudo o que é relativo ao Glorioso). Fico feliz em ver que tenho a companhia de amigos comuns como Hang e o Rui Moura.
De sábado para hoje fiquei muito sensibilizado. Primeiro porque participei de uma festa em Paty (RJ) onde reencontrei amigos de 40 anos. Segundo porque descobri, com muito orgulho e emoção, que o filho de um desses amigos, de família framengueira (avô, pai,tio etc) é botafoguense.
Decidi que a partir de hoje vou publicar um série em um dos meus blogs sobre o que é ser botafoguense.
Sua frase: "O Botafogo me ensinou a lutar pelo que é certo e não aceitar nem me dobrar a uma ditadura midiática que insiste no pensamento único" é genial.

Botei no meu blog. E o "Botafoguismo" abre a série.

Salve! Vida longa para o Botafogo!

pc guimarães
http://blogdopcguima.blogspot.com

Xango disse...

Entro pela primeira vez e vejo uma página inteligente! Ainda teremos um canto ao ritmo DA (não é "do"!) Internacional: "De pé, guerreiros alvinegros! Avante, estrela solitária!"
abraços!

wilson disse...

não vai postar mais, cagão?

Xango disse...

Aqui tem de haver moderação para que idiotas como o autodenominado "wilson" fique de fora! Vai procurar tua turma!

Xango disse...

quero me desculpar com o coletivo por ter agredido o "wilson" (segundo meu sobrinho, eu não entendi o sentido da palavra "cagão" porque sou muito velho... vida que segue...). Saudações alvinegras e perdão pela precipitação.

DRP disse...

Alexandre, tenho 28 anos e não conheço nenhum significado positivo ou elogioso quando chamam alguém de cagão.

De toda forma, há um post novo agora.

Abraço,
Danilo

Xango disse...

Então a crítica ao wilson procede...
Bem, já visitei o novo post e comentei. Está ótimo!
O que acha(m) da idéia do Hino da Internacional?