17.12.08

Os heróis do passado e os borra botas do presente

Hoje é feriado na República do Botafogo! Treze anos atrás, o exército glorioso protagonizou a Grande Marcha de 95, percorrendo um grande caminho em nome do país e da ideologia do botafoguismo. Em 17 de dezembro daquele ano, após meses de intensa campanha, o exército glorioso forçou a rendição dos peixes na batalha final, conquistando a hegemonia total.

Jornais do mundo inteiro noticiaram com grande alegria a conquista do exército republicano, em 17 de dezembro, na Grande Marcha de 95

Essa era a grande glória para um grupo de soldados valorosos, que lutava com muita bravura e coragem em defesa das cores, da bandeira e dos ideais republicanos. Era um exército que contava com uma fabulosa retaguarda, comandada pelo Coronel Gottardo, pelo Tenente-Coronel Gonçalves e que tinha como ajudante de ordens o Major Leandro Ávila. Era um exército que tinha uma infantaria valente, em especial a Companhia Sergio Manuel. E que tinha um poder de fogo fenomenal, comandado pelo General Túlio e pelos poderosos Caças Donizete.

Um grupo de soldados que tinha diferenças públicas, mas que nunca deixou que essas diferenças atrapalhassem o mínimo que fosse o exército em sua marcha. O objetivo era comum a todos e com muita luta ele foi cumprido. Não por acaso aqueles soldados entraram para a Galeria de Grandes Heróis Republicanos. Não por acaso nos museus da capital General Severiano existem belos quadros pintados a óleo, retratando batalhas especiais daquela campanha, como o massacre dos galos nas planícies do Maracanã, ou a Blitzkrieg que arrasou os flamengos nas longínquas planícies de Forrólândia.

Na data do aniversário dessa grande conquista gloriosa, o povo presta as justíssimas homenagens aos grandes heróis que tanto orgulharam os cidadãos, e orgulham até hoje.


A tradicional parada militar de 17 de dezembro comemora a grande conquista do exército glorioso


***

Na contra-mão do orgulho pelos heróis do passado está a desconfiança que o povo nutre pelos soldados do presente. Os (poucos) expurgos e as (muitas) deserções de tropas estão levando o povo à preocupação e à incerteza acerca da qualidade do nosso exército no futuro próximo.

O Ministério da Propaganda flamengo, como de costume, agiu rápido e trata de espalhar, diariamente, boatos, fofocas para, através da desinformação, aumentar o clima de insegurança e instabilidade entre o povo glorioso.

Pois o povo viu, seguidamente, os morteiros da Tropa de Granadeiros Renato Silva falharem miseravelmente. Fez manifestações nas ruas para que o Coronel Lucio Flavio fosse passado à reserva por sua falta de brios e coragem nas batalhas. Arrancou cabelos de preocupação e raiva com a total falta de capacidade dos Blindados WP ou com o ridículo problema de mira dos Caças JH. Enfim, o povo que se irritou e sofreu muito com a incompetência dos que desertaram, não pode lamentar a saída desses soldados incompetentes de nossas fronteiras. Suas saídas devem ser comemoradas, não choradas.

O retrato da ineficiência dos blindados WP: não há como lamentar a saída desse e de outros estorvos do exército glorioso

Dizem eles, ao justificarem as deserções, que a República os deve pagamentos de soldo. Isso é verdade, mas não podemos esquecer que esses soldados incompetentes também nos devem, nos devem muito. Eles nos devem esperanças, sonhos, expectativas. Eles nos devem horas de sono, cabelos (ou cabelos que não sejam brancos). Eles nos devem muitas segundas feiras.

Que fujam portanto, antes que o povo resolva cobrar o que eles nos devem. Basta o povo lembrar dos heróis de 13 anos atrás para perceber, sem sombra de dúvidas, que os desertores e expurgados sem qualquer sentimento republicano de hoje não farão nenhuma falta.

7 comentários:

Jogo Aberto disse...

muito bom o blog.

Gil disse...

Danilo,
Mais uma vez foste de uma precisão cirúrgica nos teus comentários.
Lembro-me dessa época e um jogo que me marcou muito foi contra o bacalhau (2 X O -Túlio e Donizete), quando a torcida gritava pelo nome do Leandro Ávila e foi acompanhado pela do rival.
Quanta diferença de postura, determinação e vontade.
Essa faxina não me preocupa e espero que esse espírito penetre em cada jogador que chegar.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Vivas aos heróis de 95!
Jamais serão esquecidos.
Pena que não se aproveitou aquele momento para a reestruturação do Botafogo.
A partir dali os títulos escacearam, as dívidas cresceram de forma descontrolada e chegamos ao fundo do posso, ao abandono.

Quanto as atuais deserções ainda estou reticente.
Alguns desses jogadores eram fiéis aos ideais do Botafogo. Isto eu digo por ter tido provas pessoais dessa identificação.

Reclamar do desempenho, sempre reclamaremos de um ou de outro em determinada batalha. Não há quem sempre brilhe no front.

Creio que algo muito sério, muito sujo tenha acontecido para que alguns destes soldados tenham decidido partir. Não só os 3 meses de falta de pagamentos e premiações. Principalmente Túlio e Lúcio Flávio, estou certo que teriam feito acôrdos para ficar.
E o que mais reforça esta minha crença é o desparecimento por completo de Bebeto de Freitas neste período de transição. Não é, e nunca foi do seu feitio se omitir desta forma deixando seu povo sem esclarecimentos. Não sei se ele cedeu demais e envolveu-se com as pessoas erradas, não sei...
Esta eleição de candidato "consensual" também não engoli. Está me cheirando muito mal. Quando Bebeto assumiu chegou à imprensa que Montenegro desparecera com os documentos, as provas. Nunca me envolvi com a política do clube, mas desta vez gostaria que houvesse uma prestação de contas. Explicações, transparência. Se possível uma auditoria.

Há algo de muito podre em General Severiano.

Ruy Moura disse...

Companheiro republicano Danilo, essa praça botafoguense das paradas militares revivendo as glórias da República, é o máximo!...

Gal Fischer, os embevecidos pela diretoria e seus 'colaboradores' não veem um palmo à frente do nariz. A política é algo de muito importante dentro de um clube - ou de qualquer actividade humana. Então, pode crer que a detonação do time feita por Montenegro tinha uma intenção e a sua 'fuga' à eleição tinha também outra intenção. Há algo podre há, amigo. Tenho alguma esperança que a nova diretoria não feche os olhos ao que não deve...

Saudações Gloriosas.

Unknown disse...

É hora de reformular a tropa. Só espero que a vontade de vencer as batalhas seja maior. E q os soldos sejam pagos!

Abraço, Danilo!
Marina.

Anônimo disse...

Danilo e Gloriosos Amigos!

Desejos a todos Feliz Natal e um 2009 de muita saúde, alegrias e mais alvinegro do que nunca.

Saulo disse...

Muito emocionante o post.
Foi uma data marcante para todos nós. Eu tinha apenas 7 anos de idade e não vou esquecer desse momento glorioso.
Eu espero ver logo outros momentos gloriosos.
Força Fogão! Vamos ser campeão!

Um Feliz Natal para todos vocês!
saulobotafogo.blogspot.com