29.12.08

A lamentável fuga ao exílio

Como uma versão em preto e branco de Fulgêncio Batista, o presidente da República do Botafogo fugiu do país às vésperas do ano novo e acertou definitivamente o seu exílio no Reino dos Galos. Mas acontece que na nossa gloriosa República, o próximo governo não é composto por guerrilheiros barbudos e nem chegou ao poder através de uma revolução armada, mas através do processo eleitoral legal do país. Por que então a apressada fuga de nosso ex-presidente para o Reino dos Galos?

O ex-presidente fugiu porque tem esqueletos no armário, fugiu porque deixa dívidas e problemas para o próximo governo. Suas declarações cínicas de que a “República do Botafogo é passado” e que “as dívidas deixadas são problema do próximo governo” demonstram no mínimo uma falha de caráter do ex-presidente, além de falta de respeito à República do Botafogo, a seu povo e até mesmo aos 5 anos anteriores, quando ele foi um bom presidente.


No teto da embaixada dos galos, os famigerados colaboradores se acotovelam, tentando uma vaga no helicóptero onde o ex-presidente fugia para o exílio

Os grandes feitos de sua gestão, em especial a vitoriosa campanha das Batalhas do Caio Martins, onde a República reconquistou a 1ª Colônia, e a incorporação da cidade de Engenhão às fronteiras gloriosas não podem ser eclipsados pelo desastre que foi o último ano de seu mandato. Mas esses grandes feitos tampouco podem ser considerados uma espécie de habeas corpus que permite ao ex-presidente e seus colaboradores cometerem toda sorte de erros. O povo glorioso não é do tipo que vende indulgências. Nós sabemos reconhecer as virtudes mas não abrimos mão de cobrar as responsabilidades.

No final das contas, a gestão do ex-presidente Bebeto de Freitas acaba melancolicamente. Assim como muitas das últimas campanhas militares do exército glorioso, a gestão política tinha tudo para ser histórica, eterna, coberta de glórias e respeito do povo. E assim como as últimas campanhas militares, a gestão política atual acabou de maneira triste e pequena, um lamentável e cinzento ocaso.

***

Escrever no Botafoguismo foi sem dúvida um dos grandes prazeres que tive em 2008, um ano difícil para mim e para nosso querido Botafogo. Um ano com acontecimentos trágicos que abalaram e ainda causam grande impacto na minha família e também acontecimentos dramáticos que abalaram e ainda causam grande impacto no Botafogo.

Felizmente, portanto, 2008 vai acabando. Que 2009 seja o ano que paremos de chorar e voltemos a sorrir e viver felizes.

Agradeço a todos os que leram, elogiaram, criticaram e participaram do blog e fizeram dele um inesperado sucesso, já com mais de 20.000 visitas (considerando sempre que o “Botafoguismo” já tinha quase 4 meses quando o contador de visitas foi instalado).

Desejo a todos os amigos um grande 2009!

Um grande abraço,
Danilo Rosa Paiva

6 comentários:

Gil disse...

Danilo,
Desejo a você, seus familiares e aos amigos que visitam o BOTAFOGUISMO um NOVO ANO de MUITA PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES, ALEGRIAS e SUCESSO.
Que nesse NOVO ANO a República do BOTAFOGO conquiste muitas VITÓRIAS. Que a Cidade do Engenhão e o anel de ferro da Linha Maginot-Biriba seja novamente imbatível. Que a NAÇÃO GLORIOSA TRIUNFE e conquiste todos os continentes.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Adoro este blog e sempre que posso venho aqui dar uma lida nos textos mais criativos sobre a República.
Que em 2009 os combates sejam vitoriosos e as Guerras tenham finais felizes.
E que o ano seja Glorioso.
Saudações Botafoguenses

Ruy Moura disse...

Queridíssimo amigo, eu sempre fui muito exigente na vida: com as mulheres (casei três vezes), com os amigos, com a profissão, com tudo. Então, as minhas avaliações sempre foram bem pesadas e muitas vezes parcimoniosas. Porém, o seu blogue, querido amigo, só merece uma única nota: EXCELENTE!!!

Parabéns, portanto, por este absoluto prazer de ler o Botafoguismo!

Feliz 2009 com muitas novidades, inovações e alegrias.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Queria dizer: "as minhas avaliações sempre foram muito bem PENSADAS".

Abraços.

snoopy em p/b disse...

a atitude do nobre bebeto, que cresceu no clube, foi de estremecer o túmulo de seu tio.
me entristeceu e me decepcionou profundamente.
lamentável!

/

danilo,
a única razão que tenho para desejar que 2008 vá embora depressa é porque foi um ano triste para o botafoguense.
fora disso, tive um ano maravilhoso.
mas assim é a vida.
espero que 2009 mantenha essa linha pra mim e que seja genial para ti.
força para você e sua família!

seu blog é sensacional. elogiá-lo já se tornou chover no molhado.
que ele retrate no próximo ano vitórias da nossa república.

feliz 2009 a todos!!!

Anônimo disse...

Ler o Botafoguismo foi uma das melhores coisas que fiz em 2009.
Desejo a voce Danilo e a sua família muita paz e saúde.
Que Deus nos abençõe em 2009.
Feliz Ano Novo meus amigos e que tenhamos muito mais alegrias com o nosso Fogão neste ano que se inicia.
Saudações!