5.11.09

Sobre a faixa, sobre os amarelões

Ainda que tardiamente, numa demonstração absoluta de falta de timing, me sinto na obrigação de comentar a faixa Lucio Flavio e Juninho, Fora Amarelões, afinal, fui um dos co-autores e responsáveis por ela. Em primeiro lugar, tenho que agradecer aos amigos do Cantinho Botafoguense, Snoopy em Preto e Branco, Mundo Botafogo, Fogo Eterno, Botafogo do Biriba, Fernando Gonzaga, ao Gil e todos os outros que se prontificaram em apoiar a faixa e defender seus autores com muito mais competência e em momento mais apropriado que eu.

A repercussão da faixa foi ótima, bem acima do esperado. Gerou o debate e a discussão na torcida, mostrou que os supostos craques do time estão longe de serem unanimidades entre os botafoguenses, incomodou os medalhões e deixou bem claro que qualquer resistência ou movimentação contrária ao estado em que se encontra o Botafogo atualmente deverá e virá dos torcedores comuns. Das organizadas, domesticadas e embaixo das asas da atual administração (?), não se pode esperar nada. O fato de a maior delas vender seus produtos através do site oficial do clube é sintomático e beira o escandaloso.

E, claro, tiveram as respostas patéticas dos dois homenageados com a faixa. A reação de ambos demonstra apenas o caráter pequeno dos dois jogadores. Anselmo “Juninho” foi o primeiro a comentar o assunto. E o que falou não causou muita surpresa: seu argumento foi de que a faixa e os protestos prejudicam não só ele, mas todo o time, e que num momento como este, tais protestos poderiam causar derrotas que levariam ao rebaixamento. Ora, francamente Anselmo... querer transferir responsabilidades e culpar uma faixa e protestos da torcida como responsável por uma possível queda de divisão? Sendo que essa faixa foi levada ao estádio na 32ª rodada de um campeonato com 38? Em última instância, querer culpar A TORCIDA DO BOTAFOGO que é quem sofre verdadeiramente com a situação como responsável? Pois seja mais homem, menos rato e assuma suas responsabilidades. Afinal, você não é o capitão e “craque” do time?

A reação de Lucio Flavio foi ainda pior: a tentativa de desqualificar os autores da faixa, simplesmente tachando-os de “não botafoguenses” é absolutamente ridícula. É ridícula pela covardia e é ridícula pela incrível soberba e arrogância implícitas no que disse o jogador. Porque Lucio Flávio, ao dizer “isso não é coisa de botafoguense”, disse de fato “eu defino o que é botafoguense e o que não é, eu determino o que é Botafogo e o que não é”. E disse também “o Botafogo e o botafoguense de verdade não pode vaiar Lucio Flavio”. É dono do clube, esse sujeito? Quem Lucio Flavio é, na história do clube, a não ser o jogador que se borra de medo do flamengo, a não ser o jogador que some nos jogos difíceis, a não ser o jogador que se treme em decisões? O jogador que ontem, contra o cerro Porteño, teve inúmeras vezes a bola dominada na meia lua e preferiu o toquinho de lado, covarde, a chutar para o gol?

Senhores Anselmo “Juninho” e Lucio Flavio: eu não aceitarei e não admitirei que duas pragas que nos assombram há três anos tentem dizer que eu e meus camaradas não somos botafoguenses ou que seremos responsáveis se o time cair.

Assim como não aceito e não admito incompetência, burrice e má intenção na direção do clube que amo, assim como não aceito e não admito incompetência, burrice e falta de caráter nos jogadores do clube que eu amo.

Protestar contra os símbolos do fracasso que nos acompanha de 2007; protestar contra uma direção omissa, incompetente que leva o clube para a desgraça; protestar contra um time ruim e incompetente que torna o Botafogo motivo de escárnio dos adversários; protestar contra torcidas organizadas vendidas; tudo isso não faz de mim ou de qualquer outro menos botafoguense, pelo contrário. Pelo contrário.

O Botafogo é maior, muito maior que Mauricio Assumpção e sua dupla de gordos, é muito maior que Anselmo “Juninho” e Lucio Flavio. E é por amar o Botafogo que me mantenho, firme nas arquibancadas. Com eles, sem eles ou contra eles.

Fora amarelões!

12 comentários:

Gil disse...

Grande Danilo,

Só posso PARABENIZAR a faixa dos AMARELÕES e pelo belo texto. Não tenho o direito de acrescentar uma vírgula que seja.
Ao ler tuas palavras e pela VERGONHA de ontem, as lágrimas brotam.
Que os torcedores independentes acordem e não se deixem manipular pela "frapress", diretoria e muito menos intimidados pelas torcidas organizadas vendidas.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

puta merda, que texto fantástico!
deu pra ver você mordendo a língua de raiva e emocionado.
se te parabenizei pela faixa, devo te parabenizar por este texto.

FORA AMARELÕES!!!

Ruy Moura disse...

Uff!!! Foi demais!

APOIADÍSSIMO!!!

Abraços Gloriosos.

Dirley disse...

Uff!!! Foi demais!

APOIADÍSSIMO!!!

Abraços Gloriosos.

Thiago Pinheiro disse...

Danilo,

desculpe-me não ter passado lá para falar com voc~e no dia do jogo. Cheguei super atrasado e depois fui ajudar na nossa faixa contra os amarelões. No final, me enrolei ainda mais pois tive que sair rápido pois estava de carona.

Eu quero reproduzir o seu texto lá no blog, posso?

Ah! Segunda faremos uma reunião. Seria legal que você pudesse comparecer.

Abração!

Unknown disse...

Aprovo com veemência o "Fora Amarelões"!! O que esse tal de Lúcio Flavio fez pelo Botafogo? Alguém vê ele correndo em campo? Disputando bolas??? eu não vejo! o vejo se arrastando e fugindo do jogo. Onde esse senhor estaria jogando se não fosse o Botafogo? somos asilo?
E o tal Juninho, veio do ostracismo no São Paulo, bem como seu companheiro do Santos, para galgar de pompa de craque no Botafogo.
Craque meus senhores? É falta de respeito com nossos VERDADEIROS craques classificar Juninho e Lúcio Flavio como craques. Perdão Didi, Nilton Santos, Garrincha, Heleno, Carlos Alberto Torres, Amarildo, Maurício...

Rodrigo Federman disse...

Danilo, apesar do atraso, passo aqui para dizer publicamente o que disse por e-mail: PARABÉNS!!!
Abs e SA!!!

Dora disse...

kraca Danilo se já te admirava antes, agora então.
sem palavras.
parabéns 1000X!
saudações orgulhosas botafoguenses!

Lewis Kharms disse...

Danilo, fiz um comentário aqui faz tempo, mas devo ter saído antes de ‘confirmar’. Certo é que o comentário não foi.

De qualquer forma, confirmo agora meu apoio e os parabéns pelo texto, que reflete, com uma imagem muito mais apurada do que a que eu poderia imaginar, minha opinião sobre esses personagens desprezíveis e suas reações do mesmo nível.

Saudações alvinegras!

Guilherme Basto Lima disse...

Danilão,

Espero ansioso teu comentário sobre a Batalha de Engenhçao.

Tô eufórico até agora; mal dormi. Foi demais!

Ah, e o meu, tá aqui:

http://tinyurl.com/yc49m4o

Forte abraço!

guiga

Dirley disse...

Faça minhas a s palavra cima ...

VOLTA DANILÃO!!!

SAN


Dirley

Dirley disse...

PERGUNTAS QUE NÃO CALAM E A FLAPRESS NÃO RESPONDE!!!

1) Será que a mulambada não gosta do Engenhão? É a segunda invasão que eles ameaçam e não aparecem ...

2) Será que agora sabem que o jogo de ontem era BFRXSPFC e não bambis x mulambada?

3) Será que atletas, dirigentes e torcida do Fra entendeu que seu jogo era no Maracanã contra o Goiás?

4) Será que o Flunimed vai pagar sua dívida com a série B?

5) Será que nem mesmo qdo nós podemos ajudar a mulambada a arbitragem não pode ao menos seguir o mesmos critérios de outros jogos?

6) Será que ainda iremos aguentar muito tempo o achincalhe alheio, a má gestão do Omissão e esta corja toda?

7)(Esta é pra filósofo)Será que um dia os jogadores de futebol vão entender que não podem tirar a camisa em comemoração de gol?????????????????????

Dirley.

SAN

PS _ ainda estou esperando o apito final da última rodada para explodir de alegria pelo Fogão e de ódio contra a corja toda!