21.10.09

O excesso da falta de inteligência

Depois de algum tempo sem atividades no front do Botafoguismo, volto a publicar um texto. E, pela segunda vez no ano e meio de blog, não utilizarei das analogias e alegorias de história, guerra e política para falar do Botafogo.

O assunto são as notícias dos bastidores da semana do Botafogo x flamengo de domingo, no Engenhão, notícias essas que têm me deixado estarrecido e p da vida.

Primeiro, o valor dos ingressos. Eu não me considero um sujeito burro, mas confesso que realmente não entendo a lógica aplicada no aumento dos valores dos ingressos para esse jogo. Vi manchetes no jornal e declarações oficiais dizendo que essa era uma medida tomada para “aumentar a segurança” do clássico. Esse pensamento, que pode ser entendido como “quem tem dinheiro não é violento, quem não tem dinheiro é violento” simplesmente não entra na minha cabeça. Acho ridículo e absurdo, para ser mais exato.

E uma coisa que essa lógica torpe, torta e elitista esquece é que, no caso específico do nosso futebol, os grupos violentos, as torcidas organizadas, NÃO pagam ou têm ingressos subsidiados. É o caso das torcidas envolvidas no jogo, que recebem benefícios, descontos e gratuidades tanto da patética diretoria do Botafogo quanto da ridícula diretoria do Flamengo.

Assim o valor abusivo das entradas para o povão, não contribui em nada para a diminuição da violência, pelo contrário. Porque o valor caro torna quase impeditivo um pai levar a família, por exemplo. O melhor jeito de dificultar a vida dos violentos não é aumentar o preço dos ingressos dos torcedores comuns e manter os privilégios e subsídios dos violentos, ao contrário: deve-se cortar os benefícios aos grupos violentos e incentivar, inclusive com entradas mais baratas, a ida de famílias e torcedores do povão aos estádios.

Concomitante a isso há as declarações irresponsáveis, quase criminosas, do tal vice-presidente urubu, um cretino chamado Marcos Braz. Esse sujeito, na tentativa de transferir o jogo para o Maracanã (é impressionante como os flamengos demonstram ter medo de nos enfrentar em nosso estádio) vem dando seguidas declarações, dizendo que é um jogo perigoso por conta de sua torcida “problemática” e logo em seguida incitando essa mesma torcida problemática a invadir as áreas destinadas à torcida do Botafogo, numa clara provocação, aumentando as já enormes tensões que envolvem essa partida.

Tão cretinos e potencialmente criminosos quando esse sujeito vice-presidente urubu são os jornalistas sensacionalistas e sedentos de sangue que publicam e dão cartaz ao cretino Marcos Braz, dando voz e notoriedade pública ao provocador flamengo, ao incitador de violência.

E tão cretinos e potencialmente culpados são o comando da Polícia Militar e o comando (??) do Botafogo, que mantém-se calados e não rechaçam prontamente e veementemente o cretino urubu, desqualificando-o como é necessário.

Uns pecam pela ação de incentivar marginais flamenguistas a invadir áreas destinadas aos botafoguenses. Os outros pecam pela omissão ao não condenar o primeiro. Pecar pela omissão, aliás, está sendo a característica marcante destes que atualmente comandam (??) o Botafogo.

Numa preparação para um clássico tenso e decisivo, parece faltar tudo nos envolvidos na organização do jogo: preparo, comando, decência, caráter... Aparentemente, só há uma coisa em excesso: o excesso da falta de inteligência.
.
Que tudo corra bem para nós, nas ruas, arquibancadas e em campo. Apesar dos cretinos.
.

6 comentários:

Ruy Moura disse...

Concordo completamente. São cretinos, falhos de inteligência, grosseiros com a nossa prórpia torcida. Só não sei se posso dizer que os nossos dirigentes são incompetentes... Por tudo o que está acontecendo desde o famoso almoço com os urubus, creio que não se trata de incompetência, mas de muita clarividência... clarividência demasiada... Por isso esta diretoria nos tem odiado tanto...

Abraços Gloriosos!

Dora disse...

Se Deus quiser tudo correrá bem amanhã, apesar da torcida contra da frapress e desse time da galinha preta.
Sem comentários sobre a nossa diretoria e digo mais se tivermos algum problema mais grave devemos culpá-la pelo acontecido.
Se o nosso mando de campo tivesse prevalecido não precisaríamos estar tão preocupados agora mas,como já disse o Rui aí em cima desde esse mal-fadado almoço que coisas muito estranhas estão ocorrendo em G.S.
Saudações!

Saulo disse...

Eu também nem sei mais o que dizer da nossa diretoria.

Hoje o bicho vai pegar e precisamos vencer e dá a resposta para o time do apito que falaram que vão ganhar fácil da gente.

Vamos ter que jogar muita bola para derrotar a imprensa, CBF, PM e principalmente a arbitragem que sempre fica no lado do seu queridinho.

Gil disse...

Danilo,

Como é bom o teu retorno!
Além de tudo isso os trapos destruíram o banheiro do lado sul!
Alem de tudo isso somos obrigados a escutar o treinador mulambo dizer que mesmo na nossa casa eles ganharam e nós perdemos o jogo e dinheiro.
Essa diretoria é uma farsa!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, já lhe dei os parabéns pela faixa no jogo de ontem, mas a iniciativa deu tanto resultado, que parabenizo novamente!
VALEU!!!
Abs e SA!!!

Lewis Kharms disse...

Estive aqui 'dentro do prazo', mas acabei não comentando na hora e acabei perdendo o bonde da história... rs

Parabéns pela postagem. São ações irresponsáveis, omissões covardes, uma série de desmandos...

Ontem, quando vi a faixa disse pro meu irmão: "Deve ser coisa dos camaradas internéticos"...

Valeu!

Saudações alvinegras!