É impossível entender de onde vem tamanho fetiche e fixação de alguns setores da República pelo Cabo Anselmo “Juninho”, que aparentemente, acerta com o Estado Maior seu retorno às fileiras do exército glorioso.
Quando combateu pela República do Botafogo, o Cabo Anselmo “Juninho” se destacou na verdade por sua habilidade como lançador de morteiros a média e longa distância. Entre seus admiradores, isso é sempre comentado e lembrado, em histórias que colocam o Cabo como um grande herói de batalhas vencidas.
Mas por mais que os morteiros do Cabo Anselmo “Juninho” tenham, sim, sido importantes em alguns momentos, a verdade é que ele tem uma grande vocação entreguista. Há que se lembrar que o Cabo era responsável pela manutenção das linhas de retaguarda, função importantíssima e muitas vezes pessimamente executada por esse sub-oficial. Era muito comum o Cabo Anselmo “Juninho” encontrar-se fora de sua posição e ser subjugado com facilidade por tropas inimigas, mesmo as mais fracas. Além disso, sua incapacidade e displicência sempre davam um jeito de denunciar as posições da retaguarda gloriosa ao inimigo, que atacava com sua força aérea e causava grandes estragos no exército glorioso.
Quantos revezes republicanos não podem ser creditados ao fato do Cabo Anselmo “Juninho” estar fora de sua posição, denunciar isso para a força aérea inimiga e ainda por cima ser absolutamente incompetente no comando da bateria anti-aérea?
No fim de 2007, quando estava evidente o caráter entreguista do Cabo Anselmo “Juninho”, que começava a ser realmente e seriamente questionado na República, ele fugiu para o exílio, escondido e anônimo no Reino dos Bambis. Para agora ser resgatado e anistiado pelo novo governo, que comete seu primeiro grande equívoco com isso.
Agora, só resta torcer para que essa veia entreguista do Cabo Anselmo “Juninho” não esteja tão ouriçada nesse seu retorno...
Quando souberam do provável retorno do entreguista Cabo Anselmo "Juninho", os países do Eixo trataram de mobilizar suas forças aéreas para atacar a República. Perigo à vista!